Os seis veleiros da expedição Velas Latinoamérica começaram a deixar Itajaí na manhã desta terça-feira. Com a melhora das condições de navegação, as embarcações iniciaram a partida por volta das 8h30.
Continua depois da publicidade
O primeiro veleiro a deixar o canal do rio Itajaí-Açu é o Simon Bolívar, da Venezuela. Em seguida, o transatlântico Empress da Pullmantur irá atracar no Terminal de Passageiros para o embarque de 600 pessoas.
Continua depois da publicidade
Os outros cinco barcos da expedição saem do canal em seguida. Eles rumam para Punta del Leste no Uruguai, onde ocorre a segunda parada do evento. A partida dos veleiros estava marcada para domingo, mas foi adiada para segunda-feira e novamente adiada em função das más condições.
Com a reabertura do canal para operações nesta terça, também vão atracar três navios de contêineres que aguardavam para chegar aos berços do Complexo Portuário.
A Velas Latinoamérica 2014 é um encontro de grandes veleiros da Argentina, Brasil, Equador, Chile, Colômbia e Venezuela, organizado pela Força Armada da Argentina, e está em Itajaí desde terça-feira, 11 de fevereiro.