Deu zebra na primeira regata da etapa de Auckland da Volvo Ocean Race. Lanterninha da competição, o Team Sanya, da China, surpreendeu e venceu a regata Pro Am, disputada nesta sexta-feira (noite de quinta-feira no Brasil) nas águas da Baía de Waitemata. Foi a primeira vitória dos chineses, que velejam com um barco mais antigo em relação aos demais.
Continua depois da publicidade
Mas, para azar do time chinês, a Pro Am, disputada como espécie de demonstração no dia de maior contato das equipes com o público em cada etapa (a área exclusiva dos barcos fica aberta durante algumas horas, por exemplo). Assim, a classificação geral segue inalterada.
Diante de um grande público, que acompanhou de terra as disputas, o veleiro do capitão Mike Sanderson venceu por uma diferença apertada o barco norte-americano Puma. O Groupama, da França, vencedor da perna entre a China e a Nova Zelândia, cruzou a linha na terceira posição. O Camper, navegando em casa e com praticamente toda a torcida a favor, foi o quarto, e o espanhol Telefónica, que lidera a regata na classificação geral, terminou na última posição, já que o Abu Dhabi desistiu da regata para focar em reparos no barco para a largada rumo a Itajaí, domingo.
Antes dos seis barcos partirem para o Brasil, eles ainda disputam mais uma regata em águas neozelandesas. Será neste sábado, 12h em Auckland (20h de sexta-feira no Brasil). Diferente da Pro Am, a In Port conta pontos na classificação da volta ao mundo.
Continua depois da publicidade
Brasileiro não participa
Único brasileiro na Volvo Ocean Race 2012, o brasileiro Joca Signorini não participou da regata Pro Am nesta sexta-feira. Integrante da equipe espanhola Telefónica, ele chegou horas antes à Nova Zelândia vindo da Suécia, mas está confirmado na regata de sábado, e principalmente, na largada rumo a Itajaí, domingo.
Classificação
1 – Telefónica (ESP) 121 pontos
2 – Groupama (FRA) 103
3 – Camper (NZL) 98
4 – Puma (EUA) 78
5 – Abu Dhabi (EAU) 53
6 – Sanya (CHI) 22