Após 17 anos, o Brasil volta a ter um barco na maior competição de vela do planeta. Na última semana foi apresentado o projeto do SCBrasil Team para a The Ocean Race, torneio que atravessa o mundo através dos mares e começa em janeiro do ano que vem. Serão 21 barcos de 14 nacionalidades, o brasileiro é o único representante da América do Sul e um dos três representantes de todo o continente, junto com México e Estados Unidos.
Continua depois da publicidade
> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
Após a apresentação do projeto, a próxima etapa do barco é a construção. A organização faz uma série de exigências para que as embarcações da categoria Imoca sejam iguais, fazendo com que a tática e a preparação das equipes — compostas por seis pessoas no mar e 15 em terra — determine os melhores velejadores.

Esta será a 14ª edição da Copa do Mundo das Velas, que acontece a cada três anos. Ao todo, os competidores irão ficar sete meses na água e passarão por oito cidades, sendo uma delas a também catarinense Itajaí. que faz parte do roteiro pela quarta vez consecutiva da Ocean Race e fará parte do maior percurso, com 14 mil milhas náuticas (aproximadamente 26 mil km). Além do município Brasileiro, os velejadores passarão por Alicante (Espanha), Praia (Cabo Verde), Cidade do Cabo (África do Sul), New Port (Estados Unidos), Arhus (Dinamarca), Kiel (Alemanha), Haia (Holanda) e fecha em Gênova (Itália).
Continua depois da publicidade