No jogo que opôs os dois principais ataques do futebol europeu, venceu quem errou menos na defesa. O Manchester City sofreu com um erro de julgamento do zagueiro Demichelis, perdeu o jogo de ida das oitavas de final por 2 a 0 e ficou mais longe de se classificar pela primeira vez para as quartas de final da Liga dos Campeões.

Continua depois da publicidade

O Barça, por sua vez, foi pressionado mesmo com um a mais quando já vencia por 1 a 0, quase tomou o empate, mas soube ter paciência e achar o segundo gol que o deixa muito perto da classificação.

Os gols do jogo foram marcados por Messi e Daniel Alves. O gol do argentino foi feito após sofrer pênalti de Demichelis. No fim, o brasileiro ampliou após jogada com Neymar, que entrou durante o jogo e teve boa atuação.

O Manchester City passou os primeiros 15 minutos afundado em sua própria área, deixando o Barcelona trocar passes, mas sem penetração. Aos poucos, o time da casa começou a sair mais para o jogo e teve a melhor chance da etapa inicial, quando Negredo recebeu lindo passe de Silva, mas ao driblar Valdés ficou sem ângulo. No total do primeiro tempo, o Barça foi melhor, teve chances boas de gol, dominou a posse de bola, mas o City se mantinha no duelo.

Isso até o começo do segundo tempo, quando Demichelis botou tudo a perder. Vendido, o zagueiro argentino foi expulso quando fez pênalti em Messi. O camisa 10 invadia a área sozinho e ficaria frente a frente com Hart não fosse a falta do compatriota. A torcida ainda reclamou que a infração ocorreu fora da área, mas o árbitro Jonas Eriksson marcou penal, convertido pelo segundo melhor jogador do mundo.

Continua depois da publicidade

A expulsão deixou o jogo mais aberto. O Barcelona, aproveitando a vantagem numérica, foi atrás do segundo gol. O Manchester City, em vez de se encolher, se soltou mais do que quando tinha 11 em campo. O resultado foi um festival de chances de gols, com Clichy e Silva perdendo para os donos da casa e Daniel Alves, Xavi e Messi desperdiçando pelo Barça, que teve um gol mal anulado.

Aos 28 minutos, Neymar entrou em campo e deixou os visitantes mais dinâmicos. Caindo por todos os lados, o brasileiro foi bem, mas sentiu a falta de ritmo de jogo, já que volta aos poucos de lesão. Foi com o em jogada do camisa 11, aliás, que o Barça chegou ao segundo gol. Após passe dele, Daniel Alves avançou sozinho e ampliou.

FICHA TÉCNICA

MANCHESTER CITY 0x2 BARCELONA

Local: Etihad Stadium, Manchester (ING)

Data-Hora: 18/02/2014 – 16h45

Árbitro: Jonas Eriksson (SUE)

Cartões amarelos: Negredo, Kolarov (MCI); Daniel Alves, Mascherano (BCN)

Cartão vermelho: Demichelis (MCI)

Gols: Messi (pen. 11′ do 2º tempo), Daniel Alves (44′ do 2º tempo)

MANCHESTER CITY: Hart, Zabaleta, Kompany, Demichelis e Clichy; Fernandinho, Yaya Touré, Kolarov (Lescott – 11′ do 2º tempo), Navas (Nasri – 11′ do 2º tempo) e David Silva; Negredo (Dzeko – 29′ do 2º tempo) Técnico: Manuel Pellegrini

BARCELONA: Valdés, Daniel Alves, Piqué, Mascherano e Alba; Busquets, Xavi e Iniesta; Fàbregas (Sergi Roberto – 40′ do 2º tempo), Sánchez (Neymar – 28′ do 2º tempo) e Messi Técnico: Gerardo Martino

Continua depois da publicidade