Parece replay. Yamal pega a bola da ponta direita, corta para o meio e chuta de canhota para fazer um golaço. Nesta quinta-feira (15), no entanto, essa jogada teve um sabor a mais: encaminhou a vitória do Barcelona por 2 a 0 sobre o Espanyol, no Estádio RCDE, e o título antecipado da La Liga. Fermín López completou o marcador. 

Continua depois da publicidade

Com o triunfo, o time de Hansi Flick chegou aos 85 pontos e, a duas rodadas do final, não pode mais ser alcançado pelo Real Madrid, que soma 78. Esse é o 28º título espanhol do Barça. 

Leia mais notícias do Esporte no NSC Total

Clique aqui para entrar na comunidade do NSC Total Esporte no WhatsApp

A campanha do time catalão na competição conta com 27 vitórias, quatro empates e cinco derrotas. O que chama atenção, no entanto, foi a arrancada para o título. Após um breve momento de instabilidade, o Barça emendou 15 vitórias nas últimas 16 partidas do Espanhol. 

Continua depois da publicidade

Outro destaque é o poderio ofensivo da equipe: 96 gols em 36 partidas, com média de 2,66 por partida. Lewandowski, com 25 gols, e Raphinha, com 18, são os artilheiros do time na competição – o francês Mbappé soma 28 bolas na rede e é o maior marcador na La Liga. Yamal, por sua vez, é o líder de assistências da competição, com 12.    

O jogo  

A primeira metade da partida não gerou muitas oportunidades de gol. Em casa, o Espanyol se fechava na defesa e saía em contra-ataques pra tentar adiar o título do Barça. Nessa proposta o volante Urko González desperdiçou uma chance na cara de Szczesny. 

O jogo esquentou para o Barcelona no segundo tempo. Aos sete minutos, Yamal aprontou uma pintura. O garoto de 17 anos calibrou a canhota e acertou o ângulo do goleiro Joan García.

Com a vantagem, o Barcelona tentou manter a posse de bola e explorar as jogadas para Yamal. Aos 28, o zagueiro Cabrera acabou expulso por acertar uma pancada no estômago do jovem craque do Barça.

Continua depois da publicidade

No final, o Barcelona soube jogar com a vantagem e ainda ampliou nos descontos. Yamal armou a jogada e fez a assistência para Fermín López chutar cruzado para as redes e assinar o título da La Liga 2024/25.

Diego Guichard é correspondente do NSC Total em Portugal