Barcelona e Chelsea definem nesta terça-feira a primeira equipe classificada para a final da Liga dos Campeões, em jogo que acontece às 15h45 (horário de Brasília), no Camp Nou. Na primeira partida, o Chelsea conseguiu resistir a pressão dos atuais campeões da competição, e carrega a vantagem por ter vencido por 1 a 0 no Stamford Bridge. Para o Barça, a meta é dar a volta por cima após a derrota em Londres e a sofrida no último sábado, contra o Real Madrid, que deu o título virtual do Campeonato Espanhol ao time da capital espanhola, que tem sete pontos de vantagem para os catalães a quatro rodadas do fim da competição.
Continua depois da publicidade
A principal novidade do time de Guardiola para a partida é o zagueiro Piqué, reserva contra Chelsea e Real, que deve ser titular no Camp Nou. Com a volta do zagueiro, o treinador catalão pretende mudar o esquema tático da equipe, voltando a utilizar uma linha de três defensores, completada por Mascherano e Puyol.
Com isso, o lateral Daniel Alves deve ganhar mais liberdade em uma linha média também formada por Busquets, Xavi, Iniesta e Fabregas. No ataque, Messi e Sánchez devem formar dupla ofensiva. Em outra variação estudada para a partida, Guardiola pode lançar Pedro, Cuenca ou Tello, atuando mais aberto pela esquerda.
Por sua vez, o Chelsea chega em Barcelona com dúvida no ataque. Didier Drogba, autor do gol da vitória no jogo de ida, que tenta se recuperar de uma lesão no joelho. Se o marfinense não se recuperar, Fernando Torres deve pintar entre os titulares.
Na última partida dos ‘Blues’ pelo Campeonato Inglês, no clássico contra o Arsenal, o técnico italiano Roberto Di Matteo poupou oito jogadores e ainda assim segurou o empate sem gols. No Camp Nou, o comandante já garantiu que vai tentar balançar a rede no início da partida, para complicar ainda mais a vida do Barça.
Continua depois da publicidade
A princípio, o treinador deve manter uma escalação que privilegie mais o preparo físico do que a técnica, como fez em Londres. Com isso, Ramires segue sendo uma das armas da equipe na busca pelos contragolpes. Já o brasileiro David Luiz está vetado para a partida.
Ficha Técnica
Barcelona
Valdés; Mascherano, Piqué e Puyol; Daniel Alves, Busquets, Xavi, Iniesta, Cesc; Messi e Alexis Sánchez.
Técnico: Josep Guardiola
Chelsea
Cech; Ivanovic, Terry, Cahill e Cole; Mikel, Lampard; Ramires, Meireles e Mata; Drogba
Técnico: Roberto Di Matteo
Arbitragem: Cüneyt Çakir (Turquia), auxiliado pelos seus compatriotas Bahattin Duran e Tarik Ongun
Horário: 15h45min (de Brasília)
Local: Estádio Camp Nou, Barcelona, Espanha