Seja para quem vai fazer um cruzeiro pela costa europeia, ou quem está fazendo um stopover antes de chegar ao destino final, Barcelona é um lugar surpreendente que pode render passeios incríveis mesmo em um período curto de tempo.

Continua depois da publicidade

> Clique aqui e receba notícias no WhatsApp

Quem consegue passar pelo menos 36 horas na capital da Catalunha se depara com monumentos, praças, igrejas e diversos outros atrativos histórico-culturais que contam um pouco do passado local e, ao mesmo tempo, se mantêm cheios de vida até os dias atuais.

Opções de lazer

Para quem quer aproveitar ao máximo a passagem pela cidade pode fazer um tour de bike ou com os famosos ônibus de dois andares hop on hop off, que passam pelos principais pontos turísticos locais e permitem a descida de acordo com a vontade de cada viajante.

Agora, se a ideia é desfrutar cada cantinho com calma – mesmo que o tempo seja curto – vale se aventurar em um passeio a pé, explorando ao menos as atrações centrais, que já rendem belas memórias (e fotos!).

Continua depois da publicidade

> Curaçao: conheça a ilha caribenha de sotaque holandês

Como aproveitar bem a viagem

Barcelona é a segunda maior cidade da Espanha e possui uma infinidade de pontos de interesse. Portanto, a dica é pegar algum mapa, físico ou virtual, e traçar uma rota que percorra os lugares que mais deseja conhecer. Depois é só ir até um ponto inicial e começar a desbravá-la.

Mas lembre-se que o verão em Barcelona costuma ter temperaturas bastante elevadas, muitas vezes passando dos 40 graus, e que há algumas ladeiras para chegar a certas atrações, como o Parque Güell. Não abra mão de uma garrafinha de água para se hidratar no caminho.

Parque Güell

Vista do Parque Güell, em Barcelona
Parque Güell, Espanha (Foto: Shutterstock)

Talvez o cartão-postal mais famoso da cidade, o parque une grandes exemplos do modernismo catalão de Gaudí a uma das melhores vistas locais e é um Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco.

Templo Expiatório da Sagrada Família

Monumental, a igreja chama a atenção por sua construção eternamente inacabada, que teve início em 1882. A igreja lembra um castelo de areia se desmanchando, com torres que possuem formas inspiradas nos contornos da montanha Montserrat.

Continua depois da publicidade

> 6 destinos perfeitos para ciclistas

Casa Batllò

Outra obra de Gaudí que exemplifica seu modernismo. A construção exuberante é feita de arenito e coberta de mosaicos coloridos, janelas ovais e varandas com pilares diferentes.

Casa Milà

Construída entre 1905 e 1907, pelo fantástico Gaudí, é também chamada de La Pedrera, possui uma área de mais de 100 m² e é toda feita de pedras naturais.

> Conheça as experiências vivenciadas por viajantes LGBTQIA+ pelo mundo

Mercado La Boqueria

Vista do Mercado La Boqueria, em Barcelona
Mercado La Boqueria, Barcelona (Foto: Shutterstock)

Situado em La Rambla, reúne frutas, verduras, vegetais, carnes – incluindo o famoso jamon –, peixes e frutos do mar, tudo muito fresco, colorindo o espaço e deixando qualquer um com água na boca.

La Rambla

A via mais importante da cidade, que liga a Praça da Catalunha ao Porto Velho, abriga as principais opções de bares e restaurantes locais – paradas obrigatórias para provar as tradicionais tapas espanholas acompanhadas de uma taça de sangria.

Continua depois da publicidade

Praça da Catalunha

Praça central da cidade de Barcelona e um de seus principais pontos de encontro. É uma das praças com maior riqueza monumental da Espanha.

Catedral de Barcelona

A igreja está situada no lugar que era ocupado por uma basílica paleocristã. Sua construção começou durante o românico, mas foi finalmente acabada no gótico, que é o estilo predominante.

> Dia Mundial dos Oceanos: conheça 7 estadias com vista para o mar

Porto

A região portuária de Barcelona chama atenção por suas construções imponentes, como o prédio dos Correios, e pelo amplo corredor para caminhadas e passeios durante o dia. À noite, ganha vida nos barzinhos repletos de locais e turistas.

Monumento a Colombo

O monumento a Cristóvão Colombo, ou Mirador de Colon, foi construído em 1888 em homenagem ao navegador italiano quando ele desembarcou em Barcelona após encontrar as Américas.

Continua depois da publicidade

Onde ficar

  • Serras Barcelona
  • Novotel San Joan Despí

Onde comer

  • Nuria
  • Don Kilo

Texto originalmente publicado na revista Qual Viagem (Edição 99, Ano 8, Maio 2022).

Leia também

5 países para conhecer em uma viagem de carro

5 parques temáticos e aquáticos para curtir em família pelo Brasil

Cunha: conheça um dos melhores destinos para ecoturismo no Brasil​​