Assim como na temporada passada, o primeiro capítulo da rivalidade entre Barcelona e Real Madrid será na Supercopa da Espanha. Daquela vez, além do título catalão, o que mais chamou a atenção foi o dedo de José Mourinho no olho do então auxiliar catalão Tito Vilanova. Ele foi efetivado como treinador após a saída de Guardiola e faz nesta quinta-feira seu primeiro duelo direto com o português, o que será uma atração à parte no Camp Nou, a partir das 17h30 (de Brasília). Uma das missões mais complicadas de Tito será manter o sucesso que seu antecessor conseguiu. Vilanova disse que o time iniciado por Guardiola já marcou época.
Continua depois da publicidade
– O que sei é que esta equipe fez coisas incríveis, inigualáveis. Ganhamos nove títulos de nove possíveis nos dois primeiros anos. Não sei se é uma hegemonia, mas há quatro ou cinco equipes na história que serão lembradas assim, e esta é uma delas – garantiu.
Do outro lado, Mourinho tentou diminuir a Supercopa e já disse que o Real tem jogado bem na casa do rival. O português rechaçou que exista domínio de alguma equipe no cenário do futebol.
– Em português, não se pode falar em hegemonia quando não se vence duas Ligas dos Campeões seguidas. Não há hegemonia – disse.
Em campo, poucas novidades são esperadas. Como foram poucas contratações, o único que estreia no clássico é o lateral-esquerdo Jordi Alba. O atacante David Villa, que ainda está em processo de retorno após grave lesão, pode começar, mas é dúvida.
Continua depois da publicidade
No Real, o desfalque será Pepe. O luso-brasileiro se machucou no jogo contra o Valencia, e não foi liberado pelo departamento médico. O lateral-esquerdo Marcelo chegou há pouco tempo da disputa dos Jogos Olímpicos e deve ficar no banco. O português Fábio Coentrão começa. Em possível negociação para deixar o clube, Kaká nem foi relacionado. As duas grandes estrelas do espetáculo estão confirmadas: Messi e Cristiano Ronaldo.
BARCELONA X REAL MADRID – Supercopa da Espanha
BARCELONA:
Valdés; Daniel Alves, Piqué, Mascherano e Jordi Alba; Busquets, Xavi e Iniesta; Fabregas (ou Villa), Messi e Alexis Sanchez (ou Pedro). Técnico: Tito Vilanova.
REAL MADRID:
Casillas; Arbeloa, Raúl Albiol, Sergio Ramos e Fábio Coentrão; Khedira, Xabi Alonso, Di María, Özil e Cristiano Ronaldo; Benzema (ou Higuaín). Técnico: José Mourinho.
Estádio: Camp Nou, em Barcelona (ESP)
Data-hora: 23/08/2012, às 17h30 (de Brasília)
Árbitro: Clos Gómez (ESP)