Setenta e cinco gols em 27 jogos no Campeonato Espanhol. Ou 132 bolas na rede em todas as competições em 43 partidas. Esse é o poderio da força ofensiva do Barcelona, dono do melhor ataque da Europa. Na noite deste domingo, o time catalão mostrou todo poderio ao derrotar o Atlético de Madrid no Estádio Metropolitano por 4 a 2, após sair com a desvantagem de dois gols. De quebra, manteve-se na liderança da La Liga, com um ponto à frente do Real Madrid. 

Continua depois da publicidade

Julián Álvarez e Sörloth colocaram o Atlético em vantagem, mas Lewandowski, Yamal e Ferran Torres, duas vezes, decretaram a virada. Em grande fase, Raphinha fez duas assistências.  Por sua vez, o goleiro Szczesny disse que ficou com “pena” do adversário.

— Ninguém esperava este final. Alcançamos esta vitória e estamos felizes, embora admita que sinto um pouco de pena do adversário. O futebol é brutal e pode-se dizer que faltou força ao Atlético no final — disse Szczesny após a partida.

Os números do Barcelona 

  • La Liga – 75 gols 
  • Copa do Rei – 18 gols 
  • Supercopa – 7 gols 
  • Liga dos Campeões – 32 gols

Continua depois da publicidade

Fora de casa, o time do técnico Hansi Flick precisou sofrer contra um adversário atordoado após a eliminação na Champions League para o principal rival. O Atleti foi melhor no primeiro tempo e abriu o marcador aos 44 minutos com Julián Álvarez, aquele que teve o pênalti anulado por dar dois toques na cobrança contra o Real. Em contra-ataque, Simeone – filho do técnico Diego Simeone – recebeu na área e tocou para o centroavante completar para as redes. 

Melhor organizado, o Atlético seguiu apostando nos contra-ataques na segunda etapa. Aos seis minutos, Julián Álvarez quase fez um gol olímpico, mas a bola rebateu no travessão. O time da casa aproveitou as linhas avançadas do Barça para ampliar: Gallagher recebeu na entrada da área e rolou para Sörloth receber livre e marcar. 

Os artilheiros do Barcelona 

  • Lewandowski – 35 gols 
  • Raphinha – 27 gols 
  • Yamal – 13 gols 
  • Ferran Torres – 13 gols 

Dono da melhor defesa da competição, o Atlético parecia ter encaminhado a vitória. Só que o time catalão resolveu acordar. Aos 27, Lewandowski dominou na área e bateu de canhota no canto de Oblak. Pouco depois, Raphinha lançou por cima da defesa e Ferrán Torres igualou tudo. 

Continua depois da publicidade

Sörloth já tinha desperdiçado um gol, quando o Barcelona deu golpe de misericórdia em jogada típica de Yamal.  O atacante espanhol cortou para dentro e fez um belo chute de fora da área. Aos 52, Ferrán Torres ainda teve tempo de ampliar e fechar o 4 a 2, em nova assistência de Raphinha. 

– O que o time está fazendo esse ano é incrível, estou muito feliz. Era o único time que não tínhamos vencido em duas partidas. Então, foi muito importante – vibrou Yamal, após a partida.  

Mbappé faz dois gols

A vitória manteve o Barça na liderança, com 60 pontos e um jogo a menos, e jogou o Atlético para terceiro. Já o Real é vice com a mesma pontuação do Barça, mas com saldo inferior.

O Real venceu de virada o Villarreal por 2 a 1, no sábado, com grande atuação de Courtois. Foyth marcou para o dos donos da casa, mas Mbappé fez os dois gols. Em ascensão, o francês chegou ao 31º gol na temporada. 

Continua depois da publicidade

Diego Guichard é correspondente do NSC Total em Portugal