Qual espanhol é o melhor: Barcelona ou Real Madrid? Atualmente, o time catalão é quem manda no El Clásico. A equipe do técnico Hansi Flick simplesmente atropelou o principal rival e garantiu sua 15ª Supercopa da Espanha. Já a nova derrota dos merengues rendeu críticas, além de uma enxurrada de memes.
Continua depois da publicidade
Leia mais notícias do Esporte no NSC Total
Clique aqui para entrar na comunidade do NSC Total Esporte no WhatsApp
Na Inglaterra, o final de semana foi de FA Cup, a competição de futebol do mundo que reúne equipes de várias divisões do país, o que proporciona o cenário de “matadores de gigantes”. O Tottenham, por exemplo, quase sofreu uma derrota histórica, enquanto Chelsea, Liverpool e Manchester City passearam. Mas a melhor partida foi a classificação nos pênaltis do Manchester United sobre o Arsenal.
Espanha
Continua depois da publicidade
Assim como no último El Clasico, o Barcelona voltou a mostrar superioridade e aplicou 5 a 2 no Real Madrid no King Abdullah Sports City, na Arábia Saudita. Com isso, sagrou-se campeão da Supercopa da Espanha em uma partida na qual o brasileiro Raphinha foi eleito o MVP (Most Valuable Player – Jogador mais valioso) da decisão.
O time catalão começou melhor em campo, mas foi o Real Madrid que abriu o marcador. Logo aos 5 minutos, Vini Júnior arrancou em contra-ataque e lançou Mbappé em jogada de altíssima velocidade. O francês se livrou de dois marcadores e tocou para as redes. A partir de então… só deu Barcelona.
Raphinha do lado esquerdo e Yamal, do direito. Os dois jogadores infernizaram a defesa do Real. Lançado por Lewandowski, a maior joia catalã entrou na área em diagonal e chutou rasteiro para deixar tudo igual. Pouco depois, Gavi sofreu uma pancada de Camavinga na área: pênalti. Lewa chutou forte e virou o placar.
Continua depois da publicidade
O terceiro gol do Barcelona foi uma pintura: lançamento preciso do lateral-direito Koundé em que Raphinha fez salto para desviar de cabeça para as redes. O brasileiro ainda fez a jogada para o lateral-esquerdo Alejandro Balde entrar na área como homem surpresa e ampliar.
Rodrygo acertou uma bola na trave no segundo tempo, mas Raphinha voltou a marcar, ao receber lançamento de Marc Casadó, que é outro craque da base do time. O goleiro Szczesny acabou sendo expulso ao cometer falta fora da área em Mbappé. Na sequência do lance, Rodrygo acertou a cobrança de falta. Mas a reação parou por aí e a nova derrota do Real encheu a web de memes (veja abaixo).
O atual líder do Campeonato Espanhol, no entanto, não é nenhum dos dois. O Atlético de Madrid venceu o Osasuna por 1 a 0, com gol do argentino Julián Álvarez, e assumiu a ponta da competição. A equipe chegou ainda a 14ª vitória consecutiva, um recorde para o clube do técnico Diego Simeone.
Continua depois da publicidade
Inglaterra
Na FA Cup, o Liverpool aplicou 4 a 0 no Accrington, o Manchester City empilhou 8 a 0 no Salfort City, enquanto o Chelsea tocou 5 a 0 no Morecambe. Mas nem todos os gigantes tiveram essas facilidades. O Tottenham empatou em 0 a 0 no tempo normal com o Tamworth, time da 5ª divisão, e somente conseguiu marcar na prorrogação e conseguiu vencer por 3 a 0. O jogo teve uma curiosidade: a partida foi parada para um atacante do time local colocar fitas na rede do gol do acanhado estádio The Lamb Ground, com capacidade para somente 4 mil pessoas.
O “duelo de Premier League” ficou para Manchester United e Arsenal. Atual campeão, os Red Devils superaram nos pênaltis, após empate em 1 a 1 no tempo normal. Vice-colocado no Campeonato Inglês, os Gunners são os maiores vencedores da FA Cup.
Portugal
Comandado pelo argentino Di Maria, o Benfica venceu o Sporting nos pênaltis após empate em 1 a 1 no tempo normal. O noueguês Schjelderup abriu o marcador, mas o sueco Gyokeres empatou em cobrança de pênalti no meio do gol. Nas cobranças finais, o goleiro defendeu Trubin defendeu a batida do português Trincão e garantiu o título do Benfica na oitava Taça da Liga, que não ganhava desde 2016.
Continua depois da publicidade
*Diego Guichard é correspondente do NSC Total em Lisboa