Lionel Messi vai deixar o Barcelona a partir da próxima temporada. A informação foi confirmada pelo próprio clube catalão em seu site oficial no início da tarde desta quinta-feira (5).
Continua depois da publicidade
Medalhas de ouro não são de ouro? Do que são feitas as medalhas das Olimpíadas 2020
Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
Em breve nota, o clube afirma que apesar dos esforços de ambas as partes para chegarem a um acordo, um novo contrato não poderá ser assinado por “obstáculos financeiros e estruturais”, citando regulamento da Liga Espanhola.
“Ambas as partes lamentam profundamente que tenha sido impossível cumprir os desejos do jogador e do clube”, afirmou o Barcelona, em comunicado, desejando sorte ao atleta no futuro pessoal e profissional.
Continua depois da publicidade
A negociação para a permanência de Messi fazia parte de um plano de diminuição de gastos do Barcelona, que chegou a uma dívida bruta de 1 bilhão de euros (cerca de R$ 6 bilhões). O novo presidente do clube, Joan Laporta, assumiu o compromisso de reorganizar a instituição. Um dos pontos centrais dessa gestão é a renegociação de contratos, além da liberação e venda de atletas para aliviar a folha salarial.
A LaLiga, que organiza o Campeonato Espanhol, havia informado que o Barça só poderia registrar novo contrato com Messi se reduzisse seus gastos para cumprir o chamado “fair-play financeiro” da entidade, que limita os gastos a 70% das receitas.
Messi já cogitou deixar o clube no último ano
No final da última temporada já houve forte especulação de que Messi deixaria o Camp Nou, mas o camisa 10 acabou decidindo permanecer por mais um ano.
O argentino Lionel Messi, hoje com 34 anos, estava no clube desde 2000, quando chegou ainda com 13 anos para atuar nas categorias de base do Barça. Ele jogou por 17 temporadas no time profissional do Barcelona, fez 672 gols e conquistou por seis vezes a Bola de Ouro, premiação de melhor jogador do mundo.
Continua depois da publicidade
Mais informações em instantes.
Leia mais
Simone Biles diz que abuso sexual pode ter afetado seu desempenho nas Olimpíadas
Pai de Pedro Barros comemora prata do filho no skate das Olimpíadas: “Chorei muito”
Medina vai perder última etapa do Mundial de Surfe porque não tomou vacina: “Sacanagem”