O Barcelona empatou em 1 a 1 com a Inter de Milão na Itália, nesta terça-feira pela 4ª rodada da fase de grupos da Champions, e se tornou a primeira equipe a garantir a classificação às oitavas de final da competição.
Continua depois da publicidade
Sabendo que um simples empate valeria a vaga antecipada à próxima fase, o Barcelona jogou com o regulamento debaixo do braço e, mesmo sem forçar muito, dominou a partida e viu o brasileiro Malcom, pouco utilizado pelo técnico Ernesto Valverde nesta temporada, abrir o placar aos 37 minutos do segundo tempo.
A Inter, porém, não desistiu e foi buscar um valioso empate com seu artilheiro, o argentino Mauro Icardi, que deixou tudo igual aos 41 minutos.
Invicto após quatro rodadas, o Barcelona chegou a 10 pontos no Grupo B com o resultado, se tornando a primeira equipe classificada às oitavas de final da Champions.
Já a Inter se mantém na confortável segunda posição com 7 pontos, três a mais que o Tottenham, que venceu o PSV de virada por 2 a 1 na outra partida da chave graças aos dois gols de Harry Kane.
Continua depois da publicidade
Barça e Inter voltam a campo na Champions em 28 de novembro. Os espanhóis pegam o lanterninha PSV na Holanda, enquanto os italianos terão duelo decisivo contra o Tottenham.
– Paredão Handanovic –
Líder isolado do Grupo B e precisando apenas de um empate para garantir a classificação às oitavas de final, o Barcelona do técnico Ernesto Valverde pôde até se dar ao luxo de deixar Lionel Messi, recuperado da fratura no braço, de fora da relação da partida contra a Inter.
E, mesmo sem o craque argentino, os catalães mostraram toda a qualidade de seu elenco, dominando a partida e criando as melhores chances de gol diante de um adversário que tentou jogar de igual para igual no primeiro tempo.
A postura da Inter, que atacou o Barça, acabou facilitando a vida dos comandados de Valverde, contentes em se resguardar atrás e esperar erros dos italianos para partir no contra-ataque com muita velocidade.
Continua depois da publicidade
Nesse cenário, o placar só não foi inaugurado nos primeiros 45 minutos porque os atacantes do Barcelona não estavam com a pontaria calibrada.
Só Luis Suárez teve três ótimas chances de balançar as redes, mas chutou para fora de dentro da pequena área duas vezes (11 e 30 minutos) e viu Handanovic segurar outra pancada (41). O goleiro esloveno também pegou chutes colocados de Dembélé (1) e Philippe Coutinho (36).
– Malcom desencanta –
Após o intervalo, os primeiros minutos do segundo tempo seguiram o mesmo roteiro: o Barcelona controlava a posse de bola e, ao mesmo tempo, conseguia sair em contra-ataques perigosos.
Sem Messi, Coutinho assumiu o protagonismo no meio de campo catalão e foi o melhor jogador em campo ao lado do goleiro da Inter, tanto armando jogadas para os companheiros finalizarem como arriscando com perigo.
Continua depois da publicidade
Coutinho tentou novamente a sorte em bomba de dentro da área, desta vez de canhota, mas voltou a esbarrar na grande atuação de Handanovic, que mandou para escanteio (51).
Mas, aos 37 minutos, o Barça finalmente conseguiu encontrar o caminho das redes graças a uma jogada 100% brasileira.
Em seu primeiro toque em campo depois de substituir Dembélé, Malcom aproveitou ótimo contra-ataque puxado por Coutinho para finalizar colocado no canto direito de Handanovic, que não conseguiu alcançar.
O gol emocionou o brasileiro, comprado junto ao Bordeaux para esta temporada, mas que vem tendo pouquíssimos minutos de jogo com Valverde.
Continua depois da publicidade
Quando tudo indicava que a partida se encaminhava para uma justa vitória do Barça, a Inter foi buscar um honroso empate diante de sua torcida.
A quatro minutos do fim do tempo regulamentar, Icardi aproveitou uma sobra dentro da área catalã, fez belo pivô e soltou a bomba à queima-roupa, sem chances para Ter Stegen.
O empate acabou sendo um bom resultado para as duas equipes. Enquanto o Barcelona comemorava a classificação às oitavas, a Inter defendeu seu segundo lugar no grupo, mantendo três pontos de vantagem sobre o Tottenham.
* AFP