Na véspera do início do verão o calor está predominando em Santa Catarina e os termômetros chegam facilmente aos 35°C. No entanto, algo atípico aconteceu no município de Imbituba, no Litoral Sul do Estado: nessa quarta-feira (20), a água do mar registrou a temperatura mais baixa do ano de 2023.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
Os termômetros da Epagri, que monitoram a temperatura superficial do mar (TSM) na costa catarinense há mais de cinco anos registraram uma queda de cerca de 5°C nas temperaturas da água do mar em Imbituba. Em dezembro de 2023, a TSM média diária oscilou em torno de 23°C no litoral Sul. Porém, no dia 20 de dezembro, o mar em Imbituba registrou 16,4°C.
Por que isso acontece?
Isso ocorre devido ao fenômeno da ressurgência costeira, que se caracteriza pelo afloramento de águas frias e profundas em áreas mais quentes e rasas da costa. No litoral catarinense, quando os ventos do quadrante nordeste atuam de forma consecutiva por alguns dias, geram no oceano uma corrente que empurra as águas superficiais mais quentes para longe da costa, permitindo que águas frias e profundas alcancem a superfície. Esse fenômeno é comum nessa época do ano.
Os banhistas podem entrar em uma água de 16,4°C?
O banho será realmente muito gelado em uma água de 16,4°C. Segundo o Centro Nacional para a Segurança em Águas Frias, nos Estados Unidos, qualquer água abaixo de 21°C deve ser tratada com cuidado. Essa recomendação é baseada em estudos sobre o impacto da água fria na respiração humana.
Continua depois da publicidade
O risco do choque térmico também é perigoso, principalmente nos dias quentes e abafados, quando o banhista sai da areia e vai direto para um mergulho numa água de 16°C. Nas competições de natação, o Comitê Olímpico Internacional (COI) exige que a água esteja entre 25°C e 27,7°C.
Mas não é preciso se desesperar, pois o fenômeno da ressurgência costeira é passageiro. Os valores reais da temperatura do mar nas praias catarinenses podem ser consultados no site da Epagri/Ciram.
*Sob supervisão de Andréa da Luz
PUBLICIDADE
Além de muita informação relevante, o NSC Total e os outros veículos líderes de audiência da NSC são uma excelente ferramenta de comunicação para as marcas que querem crescer e conquistar mais clientes. Acompanhe as novidades e saiba como alavancar as suas vendas em Negócios SC
Leia também
Turistas “invadem” Florianópolis e aumentam trânsito na SC-401 em até 30%
Poluição na Lagoa da Conceição compromete o patrimônio natural, cultural e econômico de SC
Praia secreta em Florianópolis: onde fica e como chegar
“Caribe catarinense” e praia secreta: 5 praias paradisíacas em SC para visitar no verão