Imagens aéreas feitas na manhã desta sexta-feira (17) mostram que nem o barro, a sujeira ou mesmo as máquinas trabalhando foram capazes de afastar os banhistas da Praia Central de Balneário Camboriú. Fotos de drone revelam que as pessoas aproveitaram brechas na faixa de areia para colocar cadeiras e guarda-sóis. Há, até, quem arrisque um banho de mar (veja fotos na galeria abaixo). Segundo especialistas, a prática é arriscada e pode provocar uma série de doenças.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp

Balneário Camboriú foi uma das cidades que mais sofreu com as fortes chuvas que atingiram o litoral de Santa Catarina desde a madrugada desta quinta-feira (16). A cidade registrou uma série de alagamentos e até a Avenida Atlântica, um dos cartões-postais do município, ficou completamente tomada pela água. Na manhã desta sexta, Balneário ainda tinha 15 pessoas em abrigos, além de ter somado 170 ocorrências. Sete unidades de saúde permaneciam fechadas por problemas relacionados às inundações.

Veja fotos dos banhistas em Balneário Camboriú

Risco à saúde dos banhistas

A infectologista Sabrina Sabino ressalta que a ida à praia em condições como a desta sexta-feira (17) é extremamente arriscado. Apesar de o sol aparecer, isso não significa, necessariamente, que o mar está apto para banho. Durante o temporal, a chuva “varreu” toda sujeira dos bairros de Balneário Camboriú e levou rejeitos e resíduos em direção ao mar. Tudo isso se torna a “tempestade perfeita” para infecções:

Continua depois da publicidade

— Após um período de grande volume de chuvas com alagamentos, não devemos entrar no mar, jamais. O principal motivo é que, hoje, existe uma grande quantidade de coliformes fecais, ou seja, cocô, no mar. As águas das chuvas misturaram-se com as águas do esgoto e foram ao mar. Imagina a quantidade de microrganismos patogênicos que há ali… — afirma a médica.

Na prática, arriscar uma ida à praia e ao mar em um dia como hoje é, sim, risco de pegar as famosas “viroses de verão”:

— Devido à contaminação fecal oral. Ou seja: fezes contaminadas com vírus entéricos como norovírus, rotavírus, adenovírus, até a hepatite A. Isso acontece pois a rede de esgoto neste momento de alagamentos transborda ao mar, levando estes coliformes fecais para a praia. Se você entrar hoje no mar e ter contato principalmente na boca com a água contaminada, você terá este risco de pegar uma virose, sim.

Balneário Camboriú, vale lembrar, tem dezenas de outras opções de lazer que vão muito além da Praia Central.

Continua depois da publicidade