Um homem de 30 anos morreu afogado na Praia Central de Navegantes neste sábado (25). Amigos contaram que ele se afastou do grupo, que estava embaixo de uma árvore na restinga, e seguiu em direção ao mar, quando não foi mais visto. Depois de cerca de meia hora, o corpo foi retirado da água por um guarda-vidas, mas já era tarde.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Blumenau e região pelo WhatsApp

O banhista foi atendido com o auxílio da equipe do helicóptero Arcanjo, que tentou reverter a parada cardiorrespiratória, mas sem sucesso. O óbito foi confirmado ainda no local, no final da manhã. O nome da vítima não foi revelado. Ele era natural do Paraná, morava em Navegantes há poucos meses e estava aproveitando o dia de sol com os amigos.

Mortes por afogamento

Um levantamento feito pelos bombeiros no mês passado mostrou que a maioria das pessoas que morrem afogadas em Santa Catarina são homens. Para a corporação, o número desproporcional de óbitos entre os gêneros está relacionado ao comportamento masculino, que leva os homens a se colocarem em situações de risco, e é uma realidade mundial.

— Organizações internacionais calculam que os homens morrem afogados cinco vezes mais do que as mulheres, na média mundial. Mas, no Brasil, esse número chega até sete vezes mais, dependendo da faixa etária — informou o tenente-coronel Fabiano Bastos.

Continua depois da publicidade

A idade média entre os homens que morreram por afogamento em Santa Catarina é de 36 anos, de acordo com o boletim.

O comandante explica que os motivos que contribuem para a morte de mais homens nos balneários são comportamentos internalizados pelo gênero masculino, e que são vistos com frequência. Muitas vezes, eles realizam ações e tomam decisões para fortalecer um conceito de masculinidade construído socialmente.

Dicas para evitar afogamento

O tenente-coronel indica que, para evitar sustos no mar e afogamentos, é possível observar algumas questões no momento de ir à praia. Veja a lista:

  • Entrar no mar em um local perto de um posto de guarda-vidas;
  • Verificar e respeitar a sinalização das bandeiras que indicam a condição do mar no posto de guarda-vidas;
  • Não entrar no mar em pontos da praia com a bandeira vermelha fixada, pois indica uma zona perigosa; e
  • Pedir orientação antes de entrar no mar.

Continua depois da publicidade

Leia também

VÍDEO: Motoristas somem após carros de luxo colidirem em Blumenau; suspeita é de racha