No início da temporada de verão, quando as praias de Florianópolis lotam com pessoas do Brasil e do mundo, o NSC Total lançou a enquete: “O que falta nas praias de Florianópolis?”. Dentre as opções disponíveis, estavam limpeza, guarda-vidas, fiscalização e também banheiros e chuveiros, opção mais votada. A enquete chegou ao fim e, como prometido, a reportagem questionou o poder público sobre a possibilidade de melhorias.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
A Ilha de Santa Catarina tem 42 praias que, apesar de serem destino de férias para muitas pessoas, ainda são motivo para reivindicações da população, já que parte também mora nelas.
As praias mais famosas de Florianópolis
Continua depois da publicidade
A falta de banheiros e chuveiros foi o item mais votado pelos leitores, com 75,2% dos votos. Em segundo, veio a limpeza, com 8,6% e a falta de espaço na faixa de areia, com 7,5%.
Veja os resultados da enquete na íntegra:
- Banheiros e chuveiros: 75,2%
- Bares, restaurantes ou quiosques: 4,3%
- Fiscalização e segurança: 0%
- Espaço na faixa de areia: 7,5%
- Limpeza: 8,6%
- Guarda-vidas: 4,3%
Questionada sobre a situação dos banheiros e chuveiros nas praias da Capital, a Prefeitura Municipal de Florianópolis (PMF) informou que ampliou a instalação de banheiros públicos em diversos locais da Ilha. Neste ano, de acordo com o órgão, novos sanitários foram colocados tanto nas praias do Norte, que estão com 106 unidades, quanto nas praias do Sul da Ilha, que estão com 83.
O NSC Total não recebeu retorno sobre os chuveiros. O espaço está aberto para um posicionamento da prefeitura.
Continua depois da publicidade
Limpeza dos balneários
O segundo item mais votado pelos leitores do NSC Total foi a falta de limpeza nas praias. Questionada, a PMF informou à reportagem que realiza a “limpeza diária de 43 quilômetros de orla nos principais balneários da Ilha de Santa Catarina”.
Isso inclui os 21 quilômetros de extensão das praias do Norte (Daniela, Jurerê, Canasvieiras, Cachoeira do Bom Jesus, Ponta das Canas, Lagoinha, Brava, Ingleses, Santinho e Forte), os 5,6 quilômetros de extensão das praias do Leste (Joaquina, Mole, Barra da Lagoa e Lagoa da Conceição) e os 16,5 quilômetros de extensão das praias do Sul da Ilha (Campeche, Morro das Pedras, Armação/Matadeiro, Pântano do Sul/Açores, Solidão, Freguesia do Ribeirão da Ilha, Caiacanga, Caieira da Barra do Sul e Tapera).
A prefeitura adicionou, ainda, que faz a manutenção diária de mais de 3 mil lixeiras presentes nas praias. Desde as chuvas que atingiram Florianópolis na última quinta (16) e sexta-feira (17), a limpeza de resíduos de maré, galhos, madeiras e outros resíduos volumosos tem sido feita mais de uma vez por dia.
Falta de espaço na areia
O terceiro item mais votado foi a falta de espaço na faixa de areia das praias “manezinhas”. Questionada, a prefeitura pontuou que, nos últimos anos, realizou três alargamentos em três praias diferentes: Canasvieiras, Jurerê e Ingleses.
Continua depois da publicidade
No momento, estudos que levam em conta a segurança e preservação da natureza estão sendo feitos para que novos alargamentos possam ser realizados.
Guarda-vidas e infraestrutura
Dois itens empataram, ambos com 4,3%: a falta de guarda-vidas e a falta de bares, restaurantes ou quiosques nas praias de Florianópolis. A prefeitura foi questionada sobre o segundo item, mas preferiu não se posicionar por considerar o número de votos baixo. O espaço segue aberto.
Quanto à falta de guarda-vidas, na terça-feira (21), o Corpo de Bombeiros de Santa Catarina (CMBSC) comunicou que abriu 15 novos postos de guarda-vidas durante a temporada de verão no Estado, sendo cinco em Florianópolis. Os pontos são:
- Posto 02 na Praia de Canasvieiras;
- Posto Pinheirinho na Praia da Joaquina;
- Posto Avançado das Dunas na Praia da Joaquina;
- Posto da Lagoa da Conceição;
- Posto Avançado Norte da Lagoinha do Leste.
Continua depois da publicidade
Os restantes foram adicionados nos municípios de Araranguá (2), Passo de Torres (1), Jaguaruna (2), Palhoça (1), Governador Celso Ramos (3) e Bombinhas (1).
Segundo os bombeiros, durante a alta temporada, estão empenhados cerca de 2 mil guarda-vidas em Santa Catarina. Apenas em Florianópolis, cerca de 200 guarda-vidas são empenhados por dia na alta temporada, conforme demanda.
A corporação informou, ainda, que a quantidade de guarda-Vidas está adequada para atender a população e orienta que, ao chegar na praia, deve-se buscar maior proximidade com os postos de guarda-vidas, em locais monitorados e dentro do alcance da área de atuação, a menos de 200 metros do posto.
Além disso, ao escolher uma praia para banho, a população pode consultar, no aplicativo CBMSC Cidadão, as praias que possuem menor risco de afogamento, buscando sempre estar atentos aos riscos que aquele ambiente oferece. “Ao chegar nas praias, os pontos sinalizados pela bandeira vermelha devem ser evitados”, afirma a corporação.
Continua depois da publicidade
Por fim, o CBMSC informa também que investe na prevenção, tanto na faixa de areia (com intervenções constantes para quem não esteja respeitando a sinalização da praia), quanto na educação desde a infância com o Programa Golfinho, que educa as crianças sobre os riscos em ambientes aquáticos.
O item de fiscalização e segurança recebeu zero votos dos leitores do NSC Total que participaram da enquente.
Leia as notas na íntegra
Banheiros e Chuveiros
“A Prefeitura de Florianópolis, através da Secretaria de Turismo, Desenvolvimento Econômico e Inovação informa que, com o objetivo de atender à alta demanda durante a temporada de verão e oferecer maior conforto aos frequentadores das praias da capital, ampliou a instalação de banheiros públicos em diversas localidades. Neste ano, a administração ampliou os banheiros e as praias contam com maior estrutura de sanitários, contemplando tanto o Norte, com 106 unidades e o Sul da Ilha, com 83 banheiros“, diz o comunicado encaminhado à reportagem.
Limpeza
“Limpeza diária de 43 quilômetros de orla nos principais balneários da Ilha de Santa Catarina:
Continua depois da publicidade
Norte 21 quilômetros de extensão
Daniela, Jurerê, Canasvieiras, Cachoeira do Bom Jesus, Ponta das Canas, Lagoinha, Brava, Ingleses, Santinho e Forte
Leste 5,6 quilômetros de extensão
Joaquina, Mole, Barra da Lagoa e Lagoa da Conceição
Sul 16,5 quilômetros de extensão
Campeche, Morro das Pedras, Armação/Matadeiro, Pântano do Sul/Açores, Solidão, Freguesia do Ribeirão da Ilha, Caiacanga, Caieira da Barra do Sul e Tapera.
Manutenção diária de mais de 3 mil lixeiras de praia. Os resíduos recolhidos na orla são levados para caixas estacionárias instaladas em pontos estratégicos dos balneários ou dispostos para os roteiros de coleta convencional. No inverno, são gerados em média 15 sacos de lixo por quilômetro de orla. No verão, essa quantidade aumenta para 200 sacos por quilômetro por dia“, diz a nota.
Espaço na faixa de areia
“A Prefeitura de Florianópolis realizou, nos últimos anos, três alargamentos: Canasvieiras, Jurerê e Ingleses. Outros estudos estão sendo feitos para avaliar a necessidade de mais alargamentos, que exigem estudos para garantir segurança e preservação da natureza. Além disso, Florianópolis tem mais de 40 praias que são frequentadas por turistas e moradores”.
Continua depois da publicidade
Guarda-vidas
“O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) segue de prontidão na maior operação do ano. Durante a temporada 2024/2025 da Estação Verão, 15 novos postos Guarda-Vidas e cadeirões foram inaugurados, reforçando o compromisso em fazer de Santa Catarina o Estado mais seguro do Brasil.
Foram abertos os seguintes postos e cadeirões nesta temporada:
- Posto 02 na Praia de Canasvieiras, em Florianópolis
- Posto Pinheirinho na Praia da Joaquina, em Florianópolis
- Posto Avançado das Dunas na Praia da Joaquina, em Florianópolis
- Posto da Lagoa da Conceição, em Florianópolis
- Posto Avançado Norte da Lagoinha do Leste, em Florianópolis
- Posto 07 no Morro Dos Conventos, em Araranguá
- Posto 08 no Morro Dos Conventos, Plataforma Sul, em Araranguá
- Posto 01 na Praia da Tapera, em Passo de Torres
- Posto Sul de Arroio Corrente, em Jaguaruna
- Posto principal da Lagoa do Campo Bom, em Jaguaruna
- Posto Central da Pinheira de Cima, em Palhoça
- Cadeirão Norte na Praia de Caravelas, em Governador Celso Ramos
- Cadeirão da Bica na Praia de Caravelas, em Governador Celso Ramos
- Cadeirão Casqueiro na Praia de Caravelas, em Governador Celso Ramos
- Posto da Tainha, em Bombinhas
Segundo os bombeiros, durante a alta temporada, estão empenhados cerca de 2 mil guarda-vidas em Santa Catarina. Apenas em Florianópolis, cerca de 200 guarda-vidas são empenhados por dia na alta temporada, conforme demanda.
A corporação informou, ainda, que a quantidade de guarda-vidas está adequada para atender a população, ressaltando que a maior parte dos afogamentos ocorre onde já existe a sinalização de área perigosa, pela bandeira vermelha. Os bombeiros apelam para que a população respeite as sinalizações e orientações dos guarda-vidas“.
Continua depois da publicidade
Bares, restaurantes ou quiosques
A prefeitura preferiu não se pronunciar sobre o apontamento de falta de bares, restaurantes ou quiosques na praia de Florianópolis. A justificativa foi o número baixo de votos neste item. O espaço segue aberto para um posicionamento.
Fiscalização e segurança
O item de fiscalização e segurança recebeu zero votos dos leitores do NSC Total que participaram da enquete.
*Sob supervisão de Andréa da Luz
Leia também
SC é destino de quase metade dos turistas da região Sul neste verão, mostra pesquisa
Cidade de SC é a única do Brasil entre finalistas de prêmio internacional de belezas naturais
Entenda por que centenas de caranguejos apareceram juntos em tranquila praia de SC
Argentinos são maioria entre turistas estrangeiros no verão de SC