O calçadão e a ciclovia mais famosos de Florianópolis, na Beira-Mar Norte, reúne todos os dias um grande número de pessoas para praticar atividades físicas e passeios. Quem estiver passando por ali e precisar ir ao banheiro, vai ficar sem opção a partir desta segunda-feira. Isso porque o único banheiro público – localizado no bolsão próximo a estação de tratamento da Casan – vai fechar as portas, pois terminou o contrato com a Prefeitura de Florianópolis.

Continua depois da publicidade

::: Leia todas as notícias da Grande Florianópolis

O fechamento era previsto para o fim de março, mas a população pediu que ficasse aberto, levando a empresa Multiban – responsável pelo serviço – a mantê-lo pelo mês de abril, conforme explica o diretor geral Licol Lenoch:

– Como nos pediram, resolvemos deixar mais um mês por nossa conta, mas não tem mais como fazermos isso. Nosso contrato foi de julho de 2014 a março de 2015 para as praias e a Beira-Mar também. Vamos fazer uma reunião com a Secretaria de Turismo essa semana para ver se é possível prorrogar o contratou ou se vai ter uma nova licitação – explicou.

Continua depois da publicidade

A empresa mantém uma funcionária responsável pela limpeza e manutenção dos banheiros – feminino, masculino e um para cadeirantes – todos os dias, das 8h às 20h. Inês Silva explica que os banheiros são bastante procurados, além dos fraldários:

– Tem bastante movimento, principalmente nos fins de semana, muita gente para aqui. Eu cuido e deixo sempre limpinho, tem papel higiênico, papel toalha e sabonete – conta.

O vendedor de água de coco que mantém um ponto próximo aos banheiros, Gilson de Mello Ferreira, acredita que existe necessidade de banheiro o ano todo no local:

Continua depois da publicidade

– É o único banheiro público de toda a Beira-Mar. As pessoas usam bastante, param aqui para tomar água de coco e ir no banheiro – disse.

População não quer o fechamento

A notícia de que os banheiros seriam retirados não agradou a população, que se mobilizou e fez um abaixo-assinado com mais de 400 assinaturas que foi encaminhado para Secretaria de Turismo. Rogério Queiroz relata que caminha todos os dias na Beira-Mar, e acha o serviço essencial:

– A alegação é de que passou a temporada de verão, mas como cidade turística não podemos aceitar que esse serviço de interesse público venha a ser fechado para ser reaberto apenas em dezembro. Durante o ano todo centenas de pessoas, ciclistas, caminhantes e turistas usam o calçadão – reclamou.

Continua depois da publicidade

A moradora da região Elizandra Luchtember também não concorda com o fechamento. Mesmo morando perto, ela relatou que já precisou utilizar quando estava grávida, e atualmente quando vai andar de bicicleta com o filho de um ano:

– É uma questão de higiene, pois sem banheiros muita gente acabando urinando em locais impróprios, além do que o banheiro ali urbaniza mais o local, que é um pouco escuro à noite – falou.

Prefeitura vai discutir a solicitação

O secretário de comunicação da Prefeitura de Florianópolis, João Cavallazzi, informou que a solicitação da população será discutida na reunião do colegiado nesta segunda-feira, para verificar a possibilidade de manter o serviço na região o ano todo.

Continua depois da publicidade