Você já andou pelas praias de Santa Catarina e se deparou com bandeiras coloridas? Elas são colocadas pelo Corpo de Bombeiros e servem para sinalizar as condições do mar naquele momento. A temporada de verão traz um aumento de pessoas circulando pelas praias, e por isso, o cuidado da equipe de guarda-vidas deve ser redobrado. Assim, as bandeiras são uma forma de orientação para os banhistas.

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias

No total existem 5 cores de bandeiras auxiliando os banhistas de Santa Catarina: vermelha, amarela, verde, lilás e preta. Quando a sinalização é feita próxima aos postos guarda-vidas, ela indica a situação geral da praia. Quando a bandeira é posta na faixa de areia, sinaliza a situação da região em que ela foi colocada.

Veja o significado de cada bandeira na praia

Continua depois da publicidade

  • A bandeira vermelha indica que há alto risco de afogamento por causa das grandes ondas e correntes muito fortes, informando que deve ser evitado o banho de mar. É importante lembrar que um guarda-vidas sempre estará próximo às bandeiras, informando o cidadão que não deve se distanciar da orla.
  •  A bandeira amarela sinaliza que há médio risco de afogamento. Nessa situação é necessário atenção, pois as condições do mar não estão muito favoráveis ao banho.
  •  A bandeira verde sinaliza que há baixo risco de afogamento. Nesse caso as condições são apropriadas para banho. De qualquer forma, o cidadão deve ser cauteloso e tomar cuidado com o mar.
  •  A bandeira lilás informa a presença de águas-vivas. Quando essa bandeira está fixada, ela sempre está acompanhada de alguma outra bandeira informando também a situação do mar. Com a presença de águas-vivas o banhista deve tomar o máximo de cuidado e se distanciar da área. Caso ocorra a queimadura, deve procurar o posto guarda-vidas mais próximo.
  •  A bandeira preta indica que não há mais guarda-vidas no posto, apenas naquele período, informando que o serviço foi finalizado no dia, retornando no dia seguinte.

Importância dos guarda-vidas

Em menos de um mês o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) realizou, em todo o Estado, 4.757.516 ações de prevenção que envolvem, além da sinalização de bandeiras nas praias, rondas na faixa de areia e em áreas de costões, abordagem e orientação para os banhistas.

Há ainda a orientação aos banhistas que já estão na água e entrega de pulseirinhas de identificação a famílias, para evitar desaparecimentos.

Solicitar que um banhista se afaste de um local de risco, apitar indicando que os banhistas saiam de local com corrente de retorno, entrar na água para abordar uma pessoa que esteja em uma profundidade que apresente risco, são alguns dos exemplos das orientações que são passadas diariamente às pessoas que frequentam as praias do litoral catarinense.

Continua depois da publicidade

*Sob supervisão de Andréa da Luz

PUBLICIDADE

Além de muita informação relevante, o NSC Total e os outros veículos líderes de audiência da NSC são uma excelente ferramenta de comunicação para as marcas que querem crescer e conquistar mais clientes. Acompanhe as novidades e saiba como alavancar as suas vendas em Negócios SC

Leia também

“Caribe catarinense” e praia secreta: 5 praias paradisíacas em SC para visitar no verão

VÍDEO: Conheça os “Lençóis Joaquinenses”, um paraíso da Ilha de Santa Catarina

Número de crianças perdidas nas praias de SC já é 25% maior nesta temporada de verão

Aumento de afogamentos de crianças em piscinas acende alerta em SC; veja cuidados