A Vila Pan-Americana foi oficialmente aberta nesta terça-feira e a bandeira brasileira já tremula no prédio C6. E os primeiros atletas a adentrarem no local serão os da equipe de tênis de mesa, nesta sexta-feira. Conforme o Chefe de Missão do Brasil Bernard Rajzman, o gesto demonstra a presença do país, no México, para os Jogos Pan-Americanos, que têm cerimônia de abertura marcada para 14 de outubro.

Continua depois da publicidade

Com essa bandeira, damos início à nossa presença aqui na Vila, mostrando a todos o espírito de garra e união do Time Brasil em Guadalajara 2011 – diz Bernard, que está em Guadalajara desde a quarta-feira da última semana para participar de reuniões preliminares com o Comitê Organizador dos Jogos (Copag).

Depois do tênis de mesa, a próxima equipe que deve chegar é o handebol feminino. No entanto, o time ficará hospedado em um hotel que fica mais próximo ao local da competição.

Como o local de competição do handebol é muito distante da Vila, adotamos essa medida para evitar o desgaste diário com os longos deslocamentos. Com isso, o handebol, feminino e masculino, terá mais tempo e descanso para se preparar para a disputa da vaga olímpica em Londres 2012. Esses detalhes ajudam a fazer a diferença – explica Bernard.

Além do handebol, outras 11 modalidades irão brigar por em torno de 100 vagas para Londres/2012: triatlo, saltos ornamentais, nado sincronizado, polo aquático, tênis, tênis de mesa, canoagem, tiro esportivo, hipismo, pentatlo e atletismo.

Continua depois da publicidade