O palco do auditório Heinz Geyer do Teatro Carlos Gomes será ocupado pelos mais de 60 integrantes da Banda Municipal Professor João Müller, de Timbó, no domingo, às 20h, num concerto inédito e gratuito ao público. São mais de 20 instrumentos diferentes, como os de sopro, de cordas friccionadas e outros.

Continua depois da publicidade

A banda foi fundada em 4 de julho de 1958, na Sociedade Recreativa e Cultural de Timbó, pelo alemão Johann Müller. O repertório é composto por cerca de mil músicas. Com 54 anos de atividades, tem dois CDs gravados e o terceiro está em produção.

O maestro Luiz Lenzi, que está na direção artística da banda há 10 anos, comenta sobre a expectativa do concerto e o programa da noite:

– É a primeira vez que a banda toca no Teatro Carlos Gomes. Era um desejo antigo e estamos muito motivados. O concerto irá incluir obras de compositores europeus, trabalhos autênticos para nossa formação instrumental, que resultam num colorido de timbres, melodias marcantes e harmonias contemporâneas.

Continua depois da publicidade

Lenzi destaca as obras de W. Francis McBeth, Of Sailors and Whales (Dos Marinheiros e Baleias), em cinco movimentos, que contam a história do jovem marinheiro Ishmael, que integra a nau do perturbado capitão Ahab, numa frenética busca pela grande baleia branca, Moby Dick.

E também do compositor Jacob de Haan, com a obra Virginia, narrando musicalmente a guerra civil americana ocorrida em 1861. No programa constam ainda obras populares, como a de Amboss Polka (polka da bigorna), com um instrumento solista nada compatível com uma banda de música: uma bigorna.

O evento integra o programa Vale em Cena, uma realização do Sesc de Santa Catarina em parceria com a Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (Ammvi).

Continua depois da publicidade

A banda já realizou duas turnês pela Alemanha, Itália e Áustria e intercâmbio com bandas sinfônicas de cinco países.

Serviço

Concerto da Banda Municipal Professor João Müller – No Teatro Carlos Gomes, Rua XV de Novembro, 1.181, Centro, Blumenau. Grátis. Domingo, 20h.