O Banco do Brasil (BB) não poderá realizar concursos públicos exclusivos para cadastro reserva. Nas próximas seleções, o banco terá de publicar nos editais uma previsão das vagas disponíveis.

Continua depois da publicidade

A decisão foi oficializada em um acordo judicial entre o Ministério Público do Trabalho (MPT) e o BB para garantir mais transparência nos concursos.

Leia mais notícias sobre concursos públicos

O acordo garante, pelo menos, 2.627 convocações de concursos anteriores. No documento, o BB assegura o mínimo de 500 candidatos para o edital 01/2013, 1.177 para o edital 02/2013 e 950 aprovados para o edital 03/2012. O cadastro reserva pode ser usado, no entanto, sem criar falsas expectativas nos candidatos aprovados, que terão direito assegurado caso estejam dentro da quantidade inicial prevista.

Continua depois da publicidade

No edital 02/2014, ainda não concluído e no qual constam apenas oportunidades em cadastro reserva, o BB vai encaminhar, em 90 dias após a homologação do resultado, o número de vagas abertas. Os aprovados que estiverem dentro deste quantitativo terão, obrigatoriamente, o direito a nomeação.

Leia mais informações sobre o mercado de trabalho

Curta nossa página no Facebook