Os dispositivos de pagamentos vestíveis já são uma tendência em vários países e, aos poucos, tornam-se mais comuns no Brasil. Desta vez, quem aposta no produto é o Banco do Brasil. O BB acaba de lançar sua primeira pulseira de pagamentos, que substituiu os cartões de crédito e débito.

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As operações são realizadas por meio de um chip localizado na parte interna da pulseira. Quem opera a transação é o lojista: em vez de inserir o cartão de plástico na máquina, ele informa a opção de pagamento do cliente – débito ou crédito -, digita o valor e solicita ao usuário que aproxime a sua pulseira da maquininha. A tecnologia utilizada é a Near Field Communication (NFC), “comunicação de campo próximo” em tradução livre. Segundo o banco, o uso de senha é obrigatório para compras acima de R$ 50.

Sem depender de bateria e à prova d¿água, a proposta desse tipo de equipamento é oferecer maior praticidade, especialmente em situações de lazer ou de prática esportiva. Outros players do mercado brasileiro estão de olho na novidade. No ano passado, a Visa lançou sua pulseira de pagamentos e a startup catarinense Atar, de Timbó, também desenvolveu um produto desse tipo.

No Banco do Brasil, custo será de R$ 70 por unidade

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O estoque de lançamento do produto do BB é limitado e a instituição estima liberar 10 mil unidades até agosto, ao custo de R$ 70 cada. O equipamento é um espelho do cartão principal e, portanto, não há cobrança de anuidade. Inicialmente, a solução estará disponível para os clientes com cartões Ourocard Platinum Visa, Ourocard Platinum Visa Estilo, Ourocard Infinite e Ourocard Infinite Estilo. Depois, deve abrir para mais modalidades.