O Banco Central (BC) lançou na tarde desta terça-feira mais uma opção de financiamento para as exportações. Ao fazer o anúncio, o presidente da instituição, Henrique Meirelles, informou que na quarta-feira haverá leilão para oferta de dólares à rede bancária, destinados a Adiantamentos de Contrato de Câmbio (ACC) nas vendas externas.

Continua depois da publicidade

O BC já dispõe de linha de crédito para o setor, atrelada a títulos soberanos (Globals) com risco mínimo. Segundo Meirelles, no caso atual, “trata-se de mais uma opção”, pois quem não dispõe dos títulos pode trocar por reais, mas terá prazo de apenas 30 dias para comprovar a emissão de ACCs no valor total leiloado. Se houver resto, tem que devolver ao BC no final do prazo para a concessão dos empréstimos.

Na prática, esses contratos servirão como garantia na operação entre a autoridade monetária e os bancos. Meirelles informou que a operação é “muito importante” porque ajuda a restabelecer a oferta de crédito para exportação, após a restrição de liquidez observada nas últimas semanas. Segundo ele, a ação faz parte do conjunto de medidas para preservar a economia brasileira dos efeitos da crise global.

Entenda a crise

Continua depois da publicidade