O Banco Central (BC) reduziu a estimativa para o crescimento da economia este ano. A projeção para a expansão do Produto Interno Bruto (PIB), soma de todos os bens e serviços produzidos no país, passou de 3,5% para 2,5%. A informação consta do Relatório de Inflação, divulgada hoje pela instituição.

Continua depois da publicidade

De acordo com o relatório do Banco Central, “a nova estimativa incorpora os resultados do primeiro trimestre 2012, dados preliminares referentes ao segundo trimestre, período em que a retomada da atividade vem ocorrendo de forma bastante gradual, e a atualização do cenário macroeconômico para a segunda metade do ano”.

Caso a projeção do BC se confirme no final do ano, será o menor desempenho da economia brasileira desde 2009, quando houve uma que de 0,6% no PIB, decorrente dos efeitos da crise financeira mundial iniciada em setembro de 2008.

No ano seguinte, porém, impulsionada por uma série de medidas do governo que incentivaram o consumo no país, a economia brasileira deu um salto e cresceu 7,5%. No ano passado, o crescimento do PIB já foi bem menor: 2,7%.

A estimativa do BC divulgada hoje é inferior à do ministro da Fazenda, Guido Mantega, que ontem disse esperar crescimento do PIB superior a 2,5% neste ano.

Continua depois da publicidade