O Banco Central (BC) realizou mais um leilão para conter o avanço do dólar na manhã desta quinta-feira. Após fechar em R$2,25 na tarde de ontem, a moeda americana sinalizava mais uma tendência de alta. A medida é uma tentativa da autoridade monetária de suavizar a oscilação da moeda estrangeira.

Continua depois da publicidade

Desde o final de maio o dólar tem registrado forte tendência de alta, obrigando o Banco Central a interferir no mercado de câmbio. Em junho, o Ministério da Fazenda zerou a alíquota do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) sobre as aplicações de capital estrangeiro em renda fixa apara tornar o país mais atrativo para investidores de fora.

No leilão de swap cambial tradicional, equivalente à venda de dólares no mercado futuro, realizado nesta manhã foram negociados 20 mil contratos, no total de US$ 993 milhões. O vencimento será em 2 de janeiro de 2014.

Outra operação foi marcada para amanhã, com condições iguais às de hoje, ou seja, 20 mil contratos, com vencimento no dia 2 de janeiro do próximo ano.

Continua depois da publicidade