O Banco Central encerra nessa sexta-feira (15) a primeira fase do cronograma de pagamento do dinheiro esquecido nos bancos e instituições financeiras, que está sendo liberado por meio do Sistema Valores a Receber. O calendário vale para pessoas e empresas que ainda não fizeram a retirada.

Continua depois da publicidade

> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

A liberação dos valores é feita conforme o mês de aniversário do contribuinte ou de abertura da empresa. Nessa semana, nascidos após 1984 e empresas criadas a partir do mesmo ano conseguem realizar o saque do dinheiro.

No sábado (16), será a última repescagem do cronograma, quando os que não retiraram os seus valores ou de suas empresas na data prevista podem retornar para sacar.
Para solicitar os valores esquecidos, é preciso acessar o site do Sistema Valores a Receber de acordo com o calendário e realizar o login com a conta Gov.br, em nível prata ou ouro. É preciso seguir o passo a passo para a retirada dos valores.

Veja o calendário de saque:

Ano de nascimento – Dia em que poderá sacar
1984 a 1985 – 11 de abril
1986 a 1988 – 12 de abril
1989 a 1992 – 13 de abril
1993 a 1997 – 14 de abril
1988 em diante – 15 de abril

Continua depois da publicidade

Confira os cinco passos para transferir os valores: 

  • Passo 1 – Acesse o site valoresareceber.bcb.gov.br
    O acesso ao site deve ser feito na data e horário informados anteriormente na consulta ao site. Se ainda não souber o dia exato do resgate ou se perdeu a data, é possível fazer o resgate a qualquer momento;
  • Passo 2 – Faça o login com sua conta gov.br
    É preciso ter nível prata ou ouro no sistema para conseguir ter acesso ao dinheiro. Se ainda não possuir conta nesse nível, é preciso elevar a segurança por meio do site ou aplicativo (clique aqui para saber como mudar o selo da conta)
    O cidadão não deve deixar essa atualização para o dia do resgate;
  • Passo 3 – Leia o termo de responsabilidade
    Para ter acesso ao dinheiro, é preciso ler o termo de responsabilidade e aceitá-lo;
  • Passo 4 – É hora da consulta
    O sistema do Banco Central vai mostrar: os valores a receber; as instituições que devem devolver o dinheiro; o tipo dos valores e informações adicionais (quando for o caso);
  • Passo 5 – Clique em uma das opções que o sistema indicar:
    “Solicitar por aqui” – significa que a instituição oferece a devolução do valor via Pix no prazo de até 12 dias úteis. Selecione uma das chaves Pix e informe os dados pessoais;

Para pedir a transferência dos demais valores por meio de Pix, repita o procedimento de escolha da chave Pix. Guarde o número de protocolo, caso seja preciso entrar em contato com a instituição. 

Leia mais: 

Ataque a tiros em metrô de Nova York deixa feridos

“Toques impróprios”: alunas de SC relatam assédio em escola

Polícia apreende árvore de maconha maior do que viatura

Alunas relatam assédio sexual em escola de SC e citam “toques impróprios” e pedido de dança