Pela segunda vez seguida, o Banco Central (BC) elevou nesta quarta-feira a taxa básica de juro, a Selic. Os integrantes do Comitê de Política Monetária (Copom) decidiram elevar o juro de 7,5% ao ano para 8%.

Continua depois da publicidade

“O comitê avalia que essa decisão contribuirá para colocar a inflação em declínio e assegurar que essa tendência persista no próximo ano”, informou o BC por meio de comunicado. A decisão de elevar a Selic para 8% ao ano foi por unanimidade, sem viés. Votaram por essa decisão os seguintes membros do comitê: Alexandre Tombini, Aldo Luiz Mendes, Altamir Lopes, Anthero de Moraes Meirelles, Carlos Hamilton Vasconcelos Araújo, Luiz Awazu Pereira da Silva, Luiz Edson Feltrim e Sidnei Corrêa Marques.

A Selic, referência para custo de empréstimos aos consumidores e empresas, é um dos instrumentos do governo para atuar no combate à inflação. Quando a taxa básica sobe, os juros ao consumidores tendem a acompanhar, elevando o custo do crédito e desestimulando o consumo. Dessa maneira, freia a alta dos preços. No acumulado em 12 meses até abril, a inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) chegou a 6,49%. Significa que está no limite do teto, de 6,5% para este ano.