O Bundesbank (banco central alemão) prevê que a Alemanha continuará em recessão nos próximos meses, mas o pacote de ajuda estatal pode minimizar esta tendência. Em seu boletim de fevereiro, publicado hoje, o Bundesbank informou que a ajuda estatal não poderá parar a tendência negativa da maior economia da zona do euro.
Continua depois da publicidade
– Os meses de inverno (hemisfério norte) de 2009 serão caracterizados por cortes sensíveis da produção – segundo o relatório.
Muitas empresas alemãs anunciaram cortes da produção ao longo do primeiro trimestre do ano após terem prolongado as férias de Natal até janeiro por falta de demanda. A entrada de pedidos às empresas caiu 15% na Alemanha no quarto trimestre de 2008 a respeito do mesmo período do ano anterior.
O setor manufatureiro considerou que a situação de seus pedidos é a pior há 15 anos. O Bundesbank prevê também uma redução dos preços da energia e dos alimentos para os próximos meses, devido à fraqueza conjuntural, o que poderia levar a uma taxa de inflação negativa transitória.
Continua depois da publicidade