Os trabalhadores de Blumenau irão se integrar ao Dia Nacional das Paralisações, que acontece nesta sexta-feira, 29 de maio. O Sindicato dos Bancários de Blumenau pedirá que os funcionários das agências privadas – Itaú, Santander e Bradesco – da Rua XV de Novembro paralisem as atividades das 11h ao meio-dia. Também haverá panfletagem no Centro a partir das 9h. O movimento na cidade é coordenado pelo Fórum dos Trabalhadores de Blumenau.

Continua depois da publicidade

::: Veja mais notícias de Blumenau

O assessor político do Fórum, Gabriel Filipe Theis, afirma que a agenda do movimento não está fechada e depende da organização de cada sindicato. Durante o dia também haverá mobilizações na frente de indústrias do ramo têxtil, de cristais e na Celesc. O Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público de Blumenau (Sintraseb) afirmou que participará das mobilizações em Joinville, o que não gerará impacto em Blumenau. Paralisações no transporte coletivo urbano de Blumenau estão descartadas pelo Sindetranscol.

A luta dos trabalhadores é contra o PL 4330, o polêmico projeto de lei que regulamenta as terceirizações. Os trabalhadores também estão mobilizados contra a Medida Provisória (MP) 664, que muda as regras para a concessão do auxílio-doença e pensão por morte, e a MP 665, que modifica o acesso ao abono salarial e ao seguro-desemprego.

Continua depois da publicidade