A greve dos bancários começou nesta terça-feira com paralisação em 100% das agências do Centro de Blumenau, segundo a direção do Sindicato dos Empregados de Empresas Bancárias (Seeb) de Blumenau. Nos bairros, a adesão é estimada em 70% pelo movimento grevista.
Continua depois da publicidade
Ainda não há um levantamento sobre quantos dos 1,3 mil bancários aderiram à paralisação, mas o sindicato pretende repetir o índice de 80% de adesão registrado na greve do ano passado. Atualmente há mais de 100 agências bancárias nos 11 municípios da região atendida pelo sindicato.
Na manhã dessa quarta-feira, feriado da Independência, os bancários devem participar do chamado Grito dos Excluídos, na Rua XV de Novembro. A greve faz parte da negociação nacional salarial da categoria. Os bancários pedem reajuste de 14,78% e os bancos oferecem 6,5%. A greve ocorre por tempo indeterminado. Enquanto isso, os clientes têm como opção para pagar as contas e fazer transações os caixas eletrônicos, internet banking, lotéricas, Correios, cartões, cheques e estabelecimentos conveniados.