Pigmentar o banheiro com um tom vibrante na medida ideal e no detalhe correto não é tarefa simples, mas pode ser garantia de sucesso imediato. Além da ousadia, colorir o ambiente é a certeza de um banheiro com personalidade e atitude. Diferente de antigamente, hoje se pode imprimir cor em qualquer elemento do espaço, prato cheio para profissionais da área.
Continua depois da publicidade
Foi o que fez a arquiteta Paula Meneghel Lima nestes três banheiros projetados por ela e mostrados abaixo.
Moderno e arrojado
Concebido para ser o banho social, já que a planta do apartamento não continha lavabo, este ambiente (foto no alto) de 3,41 metros quadrados de área foi projetado pela profissional para atender com conforto e funcionalidade as visitas que o jovem proprietário recebe. Um pedido, porém, era irrevogável: ele queria um cômodo arrojado.
De posse do briefing, a autora sugeriu revestir o piso e as paredes com porcelanato em tom preto, e o interior do box com pastilhas nos tons cinza, preto e branco.
Continua depois da publicidade
– Para contrastar com o material escuro utilizado em todo o espaço, criamos bancada em laca alto-brilho amarela e chumbo, fazendo jus à tonalidade presente nas pastilhas de vidro que revestem o box – explica Paula.
A sofisticação se contrapõe ao mood cool com a torneira de parede em cascata que se destaca sobre a cuba, traduzindo modernidade ao projeto, mas ao mesmo tempo, simplicidade e elegância.
Para manter a bancada livre e aproveitar melhor o espaço, os misturadores são instalados na parede. Detalhe: a cuba estampada de vidro e a torneira de metal foram compradas da China pela Internet.
Bancada vermelha
Para integrar materiais naturais ao estilo moderno, Paula optou por bancada em quartzo natural vermelho (abaixo) combinado a um revestimento cimentício que imita madeira para a parede do banheiro de 3,52 metros quadrados do apartamento de um jovem empresário.
Continua depois da publicidade

Bancada verde

Bancada amarela
Para decorar um lavabo de 2,10 metros quadrados de um casal recém-casado em São Leopoldo de maneira inusitada, a arquiteta Cíntia Mello, da Duo Arquitetura, instalou a bancada de marcenaria pintada de amarelo alto-brilho em ângulo (abaixo). Nem 45º, nem 30º e nem 90º, a bancada tem ângulo inexato justamente para propor um efeito inusitado do banheiro social.

– É um espaço surpreendente e que se diferencia do restante da casa. E como é um ambiente usado esporadicamente, resolvemos criar uma situação inusitada nele- explica a autora.
Nas paredes, em vez de revestimento, tinta na cor berinjela, mesma cor do papel de estampa flora de uma das paredes.
Atrás do espelho afastado 10cm da parede em função dos dois registros instalados ali, iluminação com fita de LED “lava” a parede para cima e para baixo, garantindo um efeito diferenciado.
Continua depois da publicidade