Um buraco na Rua Átila Urban fez com que os moradores do bairro Paranaguamirim, na zona Sul de Joinville, “plantassem” uma bananeira no local como forma de protesto. A ação, feita na manhã de segunda-feira (14), também visa alertar motoristas que utilizam a via.
Continua depois da publicidade
> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
Teófila Terluk mora bem em frente ao buraco e conta que faz mais de um mês que ele se formou e, com o passar do tempo, foi só aumentando. Há 15 dias, segundo a aposentada, dobrou de tamanho e tem gerado insegurança.
— Os carros desviam por aí, por perto da cerca [de casa], então está ficando perigoso. Dá cada susto na gente. De noite mesmo, a gente até acorda com o barulhão — conta a idosa.
Teófila ainda diz que o marido já procurou a Subprefeitura da região Sul, mas não teve a reclamação atendida. A moradora encara a situação como descaso e pede que representantes do governo municipal vão até a rua para resolver o problema, que já obrigada os moradores a tomarem atitudes mais drásticas.
Continua depois da publicidade
— Meu marido disse que vai encher de pneu e acender aí — frisa.
Pedido é de solução, diz moradora
Joanete Michels é dona de casa e foi uma das pessoas do bairro que se mobilizou para colocar a bananeira no local. Ela conta que, anteriormente, os moradores já tinham colocado madeiras para tapar o buraco, mas o recurso acabou não funcionando já que as tábuas quebraram com o peso dos carros.
Joanete diz que também já foi atrás da subprefeitura e até da companhia Águas de Joinville, no entanto, segundo ela, nenhum dos órgãos assumiu a responsabilidade. O pedido agora, diz ela, é de uma solução.
— Vamos na Subprefeitura, dizem que é pra ir na Águas de Joinville. Prometerem que vão arrumar, mas fazem 15 dias que fomos lá e não vieram ainda. O IPTU eu paguei à vista, e para ficar desse jeito? Vou comprar material e arrumar o buraco, arrumar minha rua, porque não compensa pagar IPTU se não resolvem nada para a gente — se indigna.

Águas de Joinville promete reparo
Após reclamação dos moradores, a reportagem do A Notícia entrou em contato com a prefeitura que, por meio de nota, informou que a demanda foi registrada oficialmente na ouvidoria da Companhia Águas de Joinville apenas no domingo (14) e que o problema será revolvido.
Continua depois da publicidade
Segundo o município, já na segunda-feira, quando foi colocada a bananeira, um fiscal da empresa foi ao local para verificar a situação e constatou que o buraco se formou por causa de uma ligação na rede que foi feita no ano passado.
Como solução, a área responsável vai providenciar um reaterro provisório, pois devido às condições de clima, segundo a prefeitura, não é possível colocar o asfalto no momento. Assim que o tempo estiver mais firme, possibilitando a execução do reparo, a repavimentação será feita.
A intenção da companhia é concluir a manutenção ainda nesta semana.
*Com informações de André Lux da NSC TV
Leia também:
Idoso morre após ser atacado por abelhas no Planalto Norte de SC
Festa Estadual da Ovelha é adiada por causa de protocolos sanitários em Campo Alegre
Nova lei obriga quem maltratar animais a pagar por veterinário em São Bento do Sul