A balsa que faz a travessia do Rio Araranguá, no extremo Sul de Santa Catarina, está interditada pela Marinha do Brasil. Ela foi lacrada no fim de semana, devido à falta do Certificado de Segurança de Navegação segundo a assessoria de comunicação da prefeitura de Araranguá. A tripulação precisará passar por um novo treinamento para que a embarcação volte a funcionar.

Continua depois da publicidade

Saiba como receber notícias do NSC Total no WhatsApp

Conforme a administração municipal, os dois profissionais que atendem a região foram afastados durante a pandemia, e não puderam ministrar a capacitação no prazo previsto. O documento venceu em março, e passados seis meses, não foi possível fazer a atualização do treinamento.

Concursos públicos em SC: veja vagas em setembro, salários e como se inscrever

Para emitir um novo certificado, a Marinha do Brasil precisa que os tripulantes passem pela habilitação. Para resolver o impasse o mais rápido possível, a Marinha autorizou que o tripulante com mais experiência possa ministrar o cursos para os demais, o que deve ocorrer nos próximos dias conforme a prefeitura.

Continua depois da publicidade

Até lá, quem utilizava a embarcação que liga Morro dos Conventos ao distrito de Hercílio Luz precisará fazer uma rota alternativa. O trajeto de pouco mais de 30 quilômetros é via BR-101.

> Veja as últimas notícias sobre as Eleições 2020

Marinha diz que responsabilidade é de proprietário de embarcação e de empresa certificadora

A Delegacia da Capitania dos Portos em Laguna esclarece que é atribuição do proprietário da embarcação realizar a capacitação de pessoal necessária à emissão do CSN, e não da Marinha, como informou a prefeitura em nota.

A Capitania dos Portos esclarece que a administração pública de Araranguá realizou a certificação junto a uma entidade autorizada pela Marinha, e que essa certificadora é que fica responsável por realizar as vistorias e renovar o certificado para que a embarcação continue operando.