O transporte de veículos sobre o Rio Itajaí-Açu está interrompido desde quinta-feira em Ilhota. O transtorno foi causado pela quebra da caixa de reversão da balsa responsável pela travessia. O mesmo problema já havia ocorrido no início do ano passado, mas na ocasião tinha sido possível consertá-lo. Desta vez, a peça terá de ser substituída.
Continua depois da publicidade
A expectativa do encarregado pela balsa, Arlindo Chetz, é de que o serviço esteja normalizado nesta sexta-feira. Segundo o secretário municipal de Transportes, Antônio Carlos Russi, já foi solicitado o orçamento para a compra da caixa de marchas, equipamento que move a embarcação, e a troca deve ocorrer ainda nesta semana. Ele calcula que uma peça nova custe em torno de R$ 40 mil a R$ 45 mil:
– Em breve, iremos receber o equipamento – ressalta.
Enquanto isso, os dois mil moradores que utilizam a balsa como transporte terão de continuar percorrendo rotas alternativas. Sem o transporte marítimo, que costuma ser feito todos os dias entre 4h30min e 23h, a solução é dar a volta pela BR-101, em Itajaí, ou passar pela Ponte Hercílio Deeke, em Gaspar.
Chetz disse que, além da troca da caixa de marcha, terão de ser cumpridas outras exigências feitas pela Marinha, durante vistoria na tarde de terça-feira. Entre outras, a colocação de boias e cintos de segurança para cadeirantes.
Continua depois da publicidade