Quase um ano e meio após o início das obras, o Balneário Shopping, em Balneário Camboriú, inaugura neste sábado a sua expansão – ou completa transformação, como prefere citar o empresário Jaimes Almeida Junior, CEO do Grupo Almeida Junior. Com novo conceito visual, quase o dobro do tamanho inicial e 90 novas operações nos agora dois modernos pavimentos, o empreendimento aposta na força econômica e turística do Litoral Norte para crescer ainda mais. O objetivo é alcançar o aumento projetado de 30% no número de visitantes por mês e bater a meta de 9,3 milhões de pessoas nos corredores do shopping a cada ano.

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Entre as novidades, estão marcas que aportam no Estado pela primeira vez, como a Alô Bebê, líder no setor de varejo voltado às gestantes e crianças, a Artefacto, de móveis e decoração, e a Swarovski, líder mundial em lapidação de cristais. Outras são novidades na região, como a Zara, Le Lis Blanc, Tok Stok, John John, L’occitane, Adidas e Shoulder, entre outras. Cerca de 85% das novas lojas estarão funcionando já a partir deste fim de semana, enquanto o restante deverá ser inaugurado nos próximos dois meses.

O shopping ganhou mais um pavimento, oito salas de cinema (sendo duas 3D e uma VIP), a Fórmula Academia, Praça Gourmet com restaurantes, incluindo o Madero, o tradicional Bar do Alemão, de São Paulo, Sabores do Mar, e um novo Espaço Família.

– Na indústria dos shoppings, quando se fala em expansão temos o aumento no número de lojas. Nós fizemos muito mais do que isso, mudando todos os conceitos e praticamente construindo um empreendimento novo – destaca Almeida Junior.

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Vagas temporárias e permanentes

A expansão do Balneário Shopping prevê ainda a abertura de 750 novas vagas permanentes e pelo menos 300 temporárias até o final deste ano. Somados aos 1,4 mil postos de trabalho que o empreendimento gera atualmente, serão quase 2,5 mil vagas em um único endereço. O processo seletivo para ocupar as novas vagas já começou. Os currículos podem ser enviados para o email vagas.bs@almeidajunior.com.br

Mudanças na fachada e foco na sustentabilidade

Para acompanhar as mudanças, a fachada do Balneário Shopping foi modernizada com revestimentos importados, seguindo um projeto arquitetônico com uma linguagem minimalista. Os ambientes foram projetados para que houvesse uma integração nos dois pavimentos. A atual praça de alimentação foi ampliada em 30% no número de lugares e vai receber mobiliário e layout novos. No segundo piso, destaque para as vitrines com 6,5 metros de altura, uma novidade no mercado nacional que, segundo o Grupo Almeida Junior, só é vista em poucos empreendimentos na Inglaterra e Estados Unidos.

A sustentabilidade e preocupação com o meio ambiente também nortearam o projeto. Na fachada, o uso do sistema de cerâmica ventilada (keragail), que são placas produzidas com cerca de até 20% de material reciclado, vai ajudar a reduzir o consumo de matérias-primas e reaproveitar o que seria normalmente descartado no ambiente. Este conceito proporciona maior capacidade de dissipação da radiação solar, o que contribui para a redução do consumo de energia elétrica na climatização artificial.

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A iluminação natural também estará presente. Na cobertura, já estão instalados 29 “skylights” com área de 1.250 metros quadrados de vidro insulado, que recebe uma camada dupla garantindo o bloqueio do calor e do som, proporcionando conforto acústico e minimizando a incidência de luz solar nas fachadas das lojas e a redução do consumo de energia elétrica com ar condicionado.

Destaques das novas operações

Zara, Tok & Stok, Riachuelo, Artefacto, John John, Le Lis Blanc, Dreams Quartos Temáticos, Alô Bebê, Kalunga, Paquetá, Academia Fórmula, Swarovski, Ri Happy, The Body Shop, Madero, Café Cultura, Polo Wear, Kopenhagen, Kevingstone, Rery, Sunglass Hut, Essence Deluxe, Moncloa, Lupo, Di Lusso, Lua Luá, Back Wash, Morena Rosa, Bloodstream, Wine Conteiner, Almophadaria, Sinhá Benta, Ponto Frio, Kargo, Adidas, Sabores do Mar, Mil Bijus, Boiko, Renner (ampliação da atual loja), Canal, Planet Park Games, L’Occitane, Lugano, AMP, GNC Cinemas (ampliação), Santa Lolla, Oficina Korova, Thelure, Via Laser, Shoulder, Óticas Carol, Bona park, Rocky ribs, Jin jin wok, Divino Fogão, Zanoni Sushi, Crocodilos Grill, Bar do Alemão, Camarão Express e Stazione Café

Números com a ampliação

Área bruta locável: 43.497 m² (contra 23,4 mil m² antes da expansão)

Ocupação para a inauguração: 98% dos contratos assinados

Investimento: R$ 150 milhões

Duração da obra: um ano e cinco meses

Postos de trabalho permanentes: 2.150 (750 criadas com a expansão)

Novas lojas/operações: 90

Total de lojas/operações: 275

Âncoras/megalojas: 20

Cinemas: 8 salas stadium (sendo quatro em 3D e uma VIP)

Vagas de estacionamento: 1,5 mil

Fluxo anual de veículos estimado: 1,7 milhão