A Prefeitura de Balneário Piçarras firmou convênio com o Governo do Estado de Santa Catarina, através da Secretaria de Segurança Pública para instalar 10 câmeras de videomonitoramento na cidade. O sistema, que faz parte do projeto Força Tur, foi implantado primeiramente em Florianópolis no ano passado, e depois em outras litorâneas do Estado.
Continua depois da publicidade
O projeto “Força Tur” recebeu investimentos do Governo do Estado no valor de R$ 7,5 milhões, por meio do Fundoturismo. A ação, que é uma parceria da secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, secretaria de Segurança Pública e o comando-geral da Polícia Militar de Santa Catarina, é destinada à segurança dos turistas e moradores de Santa Catarina. Os valores serão repassados para a compra de equipamentos e sistema de informação.
O grande diferencial do projeto é a aquisição de dois sistemas de captação e transmissão de imagens, que permitirão o reconhecimento facial e a identificação de placas e veículos. As imagens serão captadas em tempo real por câmeras especiais e transmitidas para uma central de monitoramento.
Os equipamentos foram desenvolvidos por empresas americanas. Em casos de pessoas procuradas e/ou veículos roubados, o sistema dispara um alarme e a polícia é acionada.
Continua depois da publicidade