Após a formação de um “degrau” gigante na Praia Central de Balneário Camboriú, a prefeitura vai instalar geotubos para conter o desnível. A escarpa, nome dado ao relevo formado pela erosão, surgiu na quinta-feira (20), 10 meses após a megaobra na praia. As informações são do g1.

Continua depois da publicidade

Receba notícias do Vale do Itajaí pelo WhatsApp

Os geotubos que serão instalados para conter a erosão são bolsas de grande volume de areia, segundo o engenheiro e diretor de planejamento e gestão orçamentária do município, Toni Fausto Frainer.

O engenheiro informou também que a pasta aguarda o projeto executivo da instalação. A previsão de entrega é novembro. 

 — Assim, com projeto finalizado, será possível executar — disse ao g1.

Continua depois da publicidade

Segundo a prefeitura, o desnível do trecho tem aproximadamente 1,80 metro de altura e 200 metros de comprimento. Com os geotubos, o governo municipal espera estabilizar a erosão no local.

A medida, porém, tem efeito “paliativo”, segundo avaliação do geólogo e professor da Universidade Regional de Blumenau (Furb), José Aumond. Ele afirma que o degrau gigante ocorre por um evento localizado, que deve aparecer e retornar conforme as ondas e ressacas. 

Por que o alargamento da praia em Balneário Camboriú atraiu tubarões

— O engordamento da praia não eliminará a elevação do nível do mar que ocorre em escala mundial — afirmou o professor. 

Ele chamou atenção também para a elevação do nível do mar, em decorrência do aquecimento global, descrita no relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC).

Continua depois da publicidade

Para o especialista, que estuda o assunto há 40 anos, o engordamento da praia não vai conseguir impedir o processo de erosão natural das áreas marítimas. Para isso, ele ressaltou a importância da vegetação de restinga, que é a melhor forma de estabilizar a areia da praia. 

Como são as conchas que cobriram a praia em Balneário Camboriú; veja fotos e vídeos

A Praia Central de Balneário Camboriú possui um planejamento de plantio da restinga. Essa é uma das exigências do IMA para dar licenciamento ambiental para obra de alargamento. 

Leia também

Fogos do Réveillon de Balneário Camboriú custarão preço recorde e terão novidades

Balneário Camboriú vira queridinha dos super-ricos do agro

“Segui meu sonho”, comemora nova rainha da Oktoberfest Blumenau