Com opções de serviços diversificadas, o mercado de trabalho de Balneário Camboriú é cada vez mais promissor. Com tantos visitantes e moradores a cidade cresce em suas oportunidades de empregos nas mais diversas áreas. Junto a isso, todas as qualidades de BC acabam cativando quem escolhe ficar aqui.

Continua depois da publicidade

Para falar um pouco sobre o crescimento na profissão que Balneário oferece, conversamos com alguns moradores – novos e antigos – que optaram pela cidade por causa do mercado de trabalho e acabaram se encantando pelo lugar.

Hussein Ali Fares, 52 anos, Líbano

– Todo libanês ama o Brasil, qualquer pessoa de lá sabe que quando se fala no Brasil é um sonho morar aqui.

Continua depois da publicidade

Fares trabalhava como jornalista no Líbano e veio ao Brasil fugindo de problemas políticos. Ele chegou ao país em 1993 e foi morar em Foz do Iguaçu (PR). Como não se habituou com a cidade, decidiu voltar ao Líbano em 1996. Lá, Fares encontrou mais problemas políticos ao exercer o jornalismo e descobriu que quase todos que conhecia deixaram a sua terra Natal.

– Foi então que eu decidi voltar de vez em 2006. Viemos aqui pro Sul, o clima é bom, não é muito quente nem muito frio. Amamos Balneário Camboriú porque nos lembra Beirute, que fica bem próximo de onde morávamos. Não queremos mais sair daqui, nunca mais – diz.

Fares morou em diversos países africanos, na Suíça e na França, mas garante que aqui é o melhor lugar que já esteve.

Continua depois da publicidade

– A cidade é linda, o pessoal é muito gente boa. Aqui achei um lugar onde eu me sinto bem, me sinto em casa.

Joaquin Guerra, 24 anos, Argentina

– Encontrei boas pessoas na minha nova equipe (ele joga no BC Rugby) que me ajudaram a me situar no Brasil. Vim também porque é uma cidade muito bonita, tem mar e não preciso de carro para nada. Acho tudo muito legal, bem perto, com muitas opções em pouco espaço. Sem contar que a cidade está sempre bem limpa e as belas paisagens estão por todos os cantos.

Laércio Nunes Alves, 51 anos, Tubarão

– Sou taxista, mas quando cheguei aqui eu trabalhava como garçom. Vinha para ganhar um dinheiro e resolvi ficar. Hoje, essa já é minha casa. O melhor de Balneário para mim é poder pescar na Barra Sul. Ano passado, pesquei 131 tainhas. A pena é que esse ano não consegui pescar nenhuma. Mas não desisti de tentar.

Continua depois da publicidade

Fabrício de Souza, 34 anos, Blumenau

– Vim pra cá focado em abrir uma empresa, decidi mudar de cidade e vi que aqui o mercado é favorável. Cheguei há nove anos e gosto muito daqui. É fácil se locomover, tem muitas opções de tudo e é excelente para os negócios.

Rodrigo Zapparoli, 32 anos, Maringá

– Vim a trabalho em 2004 e me sinto muito confortável aqui. Acho Balneário uma cidade cosmopolita, com produtos de primeira qualidade, dá pra achar muitas coisas diferentes aqui. Na hora de fazer comprar é muito bom. Fora que eu acredito que cidades litorâneas estimulam as pessoas a praticarem atividades físicas. Vejo que dá para fazer muita coisa sem usar o carro, isso é muito bom.

Simon Fredly, 41 anos, Haiti

– Vim em busca de um emprego melhor, há três meses. Gosto de trabalhar olhando para o mar. É muito bonito aqui. Espero ficar mais.

Continua depois da publicidade

André Maeda, 34 anos, Cascavel (PR)

– Vim em 2009 e decidi ficar. Vi aqui um lugar com muitas oportunidades de trabalho. Trabalho como fotógrafo e o campo aqui é muito amplo para eu atuar na minha profissão, tem muitos eventos e muita beleza natural.

Flávia Bucker, 35 anos, Ibirubá (RS)

– Estou aqui há sete anos porque senti que era hora de mudar minha vida, queria um novo começo. Vim de uma formação administrativa, com base técnica em moda. O mercado em Santa Catarina era muito mais promissor que o do Rio Grande do Sul. O que mais me agrada é a segurança e, é claro, a beleza da cidade. Tenho ao mesmo tempo a sensação de viver em uma cidade pequena com comportamento cosmopolita.

Francine Zimmer, 34 anos, Imbituba

– Comecei a trabalhar em Balneário Camboriú há 11 anos, devido ao vasto campo de trabalho na área de decoração de interiores. Para quem trabalha no nosso ramo estamos no lugar certo. Balneário é uma referência no Brasil. Encontrei muitas oportunidades.

Continua depois da publicidade