Além de todas as suas outras características, Balneário Camboriú também pode ser classificada como uma cidade universitária. Com um campus da Udesc e vizinha de Itajaí, cidade com o campus principal da Univali, muitos estudantes escolhem a cidade como moradia durante a faculdades.

Continua depois da publicidade

Muitos acabam se apaixonando por Balneário e decidem estabelecer suas carreiras na região. Reunimos algumas histórias sobre jovens que vieram morar aqui e pessoas que depois de formados, resolveram ficar.

Ricardo Lazzaretti, 19, Sarandi (RS)

Em uma sexta-feira à tarde, Ricardo Lazzaretti, de 19 anos, passeia pela orla de Balneário Camboriú. Sozinho, ele tira fotos do dia ensolarado.

Continua depois da publicidade

– Da cidade de onde eu vim não tinha essa vista que tem aqui. É muito diferente do que a que eu estava acostumado – diz.

Natural de Sarandi, no Rio Grande do Sul, ele veio para o litoral catarinense para estudar. Cursando as primeiras fases do curso de Engenharia Civil, Ricardo é só elogios para Balneário.

– Acho que aqui as pessoas parecem ser mais livres, mais felizes. É muito diferente da minha cidade natal, aqui tem praia e muito mais agito – comemora.

Continua depois da publicidade

Segundo o futuro engenheiro, voltar para o Rio Grande do Sul está fora de seus planos.

– Vim pra cá só para cursar a faculdade, agora penso em ficar depois de me formar. Quero criar raízes por aqui.

Júlio Ganassin, 29 anos, Londrina (PR)

– Escolhi Balneário quando eu tinha 18 anos. Queria estudar no litoral, daí vim pra cá. Depois morei em São Paulo, na Alemanha, Inglaterra, Espanha… Mas resolvi voltar. Aqui é o lugar que tenho muitas amizades, sem contar que é um lugar ótimo para criar raízes.

Helena Odebrecht Kuckuck, 29, Blumenau

– Morei aqui na época da faculdade e depois acabei saindo da cidade. Voltei em janeiro, porque acho Balneário muito bacana e vejo que hoje consigo aproveitar com mais maturidade as belezas naturais. Também aprecio muito a gastronomia e gosto bastante da vida social agitada que a cidade tem.

Continua depois da publicidade

Aline Pierdona, 31, Passo Fundo (RS)

– O clima daqui é bom demais! Escolhi a cidade para fazer faculdade depois de muitos verões que passei aqui com a minha família. Fui morar em outras cidades, mas voltei há três anos. Acho aqui bem mais tranquilo, é uma cidade legal para criar os filhos.

Cristiano Ely, 27, Saudades

– Cheguei aqui em 2005 para estudar. Vim de uma cidade chamada Saudades, no Oeste de Santa Catarina. Gosto bastante da grande variedade de coisas para fazer aqui, tanto em dias ensolarados aproveitando a praia, como nas noites curtindo em barzinhos e festas.

Nicole Bugnotto, 23, Pinhalzinho

– Faz quatro anos que eu vim pra cá para estudar, por ter mais oportunidades. Acho que o que mais gosto em Balneário Camboriú é o fato de ela ser uma cidade relativamente pequena, mas com aspectos de cidade grande. Aqui existem opções variadas e o comércio fica aberto até mais tarde, o que não tem na cidade onde nasci.

Continua depois da publicidade

Maria Aurélia Faria, 35, Cruzeiro (SP)

– Eu vim pra cá pra estudar, passei no vestibular aqui e no interior de SP, perto da minha terra natal. Optei por vir pra cá, por causa da cidade. Consegui um estágio, que depois virou emprego, tive uma filha e quando vi eu já tinha criado minha família e raízes aqui. Eu adoro o ar cosmopolita de Balneário, apesar da cidade ser pequena, temos serviços de cidade grande, isso sem contar as pessoas, a beleza natural e o fato de ser tudo pertinho. É como morar em uma mini cidade grande. Muitos cariocas já me disseram que lembra o Rio de Janeiro dos anos 1970.