Uma iniciativa que une esporte e inclusão vai movimentar mais uma vez a areia da Praia Central de Balneário Camboriú neste sábado. Criado pelo instrutor de surf Túlio Ferri, o Festival de Surf para Autistas chega à terceira edição e neste ano recebe mais participantes. São 70 crianças e jovens de diferentes estados inscritos para participar. O evento, com início às 9h30min em frente a Rua 2.500, é uma competição divertida e repleta de atrações na água e na areia, onde pais e filhos brincam juntos.
Continua depois da publicidade
A principal novidade desta edição, segundo o organizador, é a bateria especial para crianças com Síndrome de Down e deficiente físicos. Com apoio da Fundação Municipal de Esportes, o o evento disponibilizará cadeiras anfíbias (que auxiliam os banhos de mar de deficientes físicos), balanço para cadeirante e equipamentos para basquete, vôlei e bocha adaptada. A bateria especial é uma espécie de preparação para um evento esportivo focado neste público, o 1º Down Surf Festival, previsto para ocorrer em março de 2018 na praia da Atalaia, em Itajaí.
O projeto
Há quatro anos, Túlio Ferri iniciou um projeto diferenciado na sua escola e começou a oferecer aulas para autistas. As aulas são acompanhadas por uma psicóloga como forma de apoio ao trabalho de interação com a criança, com apoio da Associação de Pais e Amigos dos Autistas (AMA Litoral). Foi desta iniciativa que surgiu a ideia de elaborar o festival.
Continua depois da publicidade
AGENDA
O quê: 3º Festival de Surf para Autistas
Quando: sábado, a partir das 9h30min
Onde: Praia Central de Balneário Camboriú (em frente a Rua 2.500)