O número de turistas em Balneário Camboriú em janeiro de 2022 aumentou quase 30% em relação ao ano passado. Segundo a prefeitura, a cidade recebeu 453.878 visitantes no primeiro mês do ano. Os dados são calculados com base na coleta de resíduos sólidos. 

Continua depois da publicidade

> Receba notícias do Vale do Itajaí pelo WhatsApp

Apesar do aumento em relação a 2021, os números são menores do que os de janeiro de 2020, a última temporada pré-pandemia. Naquele período, 597.134 turistas visitaram Balneário Camboriú.

A Argentina costumava ser o país com mais turistas na cidade nas outras temporada de verão. Neste ano, entretanto, o Paraguai foi o país com mais estrangeiros vindos de ônibus. Segundo o levantamento do Portal de Informações Turísticas (PIT), em janeiro de 2022 4.589 paraguaios e 521 argentinos desembarcaram em veículos de excursão. 

No entanto, a predominância foi de brasileiros. O turismo doméstico teve um crescimento de 269%. A rede hoteleira também teve aumento e registrou ocupação média de 84,96%. Um ano antes, o índice foi de 46%, de acordo com o Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (Sindisol). 

Continua depois da publicidade

Alargamento da faixa de areia incentiva turismo

De acordo com o secretário de Turismo da cidade, Geninho Goes, a pandemia ainda tem efeito no setor de turismo. No entanto, o alargamento da faixa de areia da praia de Balneário Camboriú, concluído em dezembro de 2021, tem ajudado na retomada do setor.  

— A recuperação da faixa de areia da Praia Central, a consolidação dos atrativos da iniciativa privada e a entrada em funcionamento do Centro de Eventos em breve mostram que nos preparamos para o retorno e vamos colher os frutos logo adiante — disse. 

*Com informações de G1/SC

Leia também

O que explica os “degraus” na areia da praia alargada de Balneário Camboriú

Pesca de bagres em Balneário Camboriú é crime ambiental e pode render multa milionária

Turistas argentinos voltam a SC após fim das restrições contra Covid