Balneário Camboriú atingiu 8,9% de lixo reciclável coletado no último mês, o maior percentual em seis anos, afirma a prefeitura. O balanço considera o total de resíduos recolhidos pelo Programa Municipal de Reciclagem.

Continua depois da publicidade

> Clique aqui e receba notícias do Litoral Norte pelo WhatsApp

Os registros mensais são feitos há seis anos, e o percentual é calculado ao comparar a quantidade de recicláveis e de lixo comum recolhidos. Há cinco anos, em julho de 2017, a população de Balneário Camboriú separou para reciclagem 3,4% do total de resíduos, o equivalente a 157 toneladas, percentual que agora chega a quase 9% — 410 toneladas.

A cidade coleta o triplo da média nacional, que é 3%, segundo a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais.

— É o resultado de um trabalho contínuo de esclarecimento da população que, enxergando os resultados, adere ao esforço de um manejo mais sustentável dos resíduos — acredita a engenheira Ivana Laís da Conceição, analista da Ambiental Limpeza Urbana e Saneamento Ltda, empresa responsável pelo ReciclaBC.

Continua depois da publicidade

Com expectativa de ser inaugurada ainda neste ano, o município trabalha na construção de uma usina de reciclagem que absorverá o material coletado, possibilitando emprego e renda a trabalhadores do setor, organizados em cooperativas.

Leia também

As histórias das mães de Blumenau que buscam recuperar os filhos levados à adoção

O drama do homem que passou 35 dias preso por engano no Vale do Itajaí