A Praia Central, em Balneário Camboriú, sedia neste fim de semana a decisão da maior competição de surfe por equipes do país: o Billabong SC Surfing Games Fast Heat – Circuito Catarinense de Associações. Além do circuito, estão em disputa a Taça Marcos Bicudo, que pode ser definitivamente conquistada pela equipe que vencer a competição por três vezes consecutivas ou não, as categorias individuais e as 16 vagas para o próximo ano.

Continua depois da publicidade

Mais de 200 atletas de 19 equipes são esperadas nesta terceira e última etapa, no entanto, as atenções estão voltadas para a anfitriã, a Associação de Surf de Balneário Camboriú (ASBC), que lidera o ranking com 1900 pontos e é a única que pode chegar ao tricampeonato e levar definitivamente a Taça que dá nome ao circuito. A Associação de Surf de Garopaba (ASG), com o mesmo número de pontos na primeira colocação, e a Associação de Surf de Araranguá (ASA), com 1458, em terceiro, prometem estragar a festa da ASBC.

O Billabong SC Surfing Games – Fast Heat possui alguns aspectos que o diferenciam das outras competições do esporte. O evento é tradicional em Santa Catarina e dividido nas categorias Open, Júnior, Surf Universitário, Mirim, Iniciantes, Infantil, Master e, como novidade neste ano, a categoria Longboard. Um chefe de equipe, um técnico e um juiz com experiência completam os times.

Além deste conjunto, o uniforme, as bandeiras do município e da entidade e as barracas na praia contam pontos para as equipes. Na abertura do evento, os atletas participam da Cerimônia das Areias, parte importante da competição e de grande significância para a Fecasurf e as Associações.

Para a cerimônia, as entidades levam uma porção de areia das suas praias para ser jogado ao mar por um surfista escolhido pela organização. Algumas regras também são diferenciadas: as baterias são de 10 minutos e os surfistas podem surfar apenas duas ou três ondas, dependendo das condições do mar.

Continua depois da publicidade

Segundo o vice-presidente da Federação catarinense de Surf (Fecasurf) e idealizador da competição, Jordão Bailo Júnior, o sucesso em 2005 já está confirmado.

– É importante que as equipes venham com força total, pois em 2006, apenas 16 delas participarão e a escolha será pelo ranking de 2005.

No sábado, ocorre a Assembléia Geral da Fecasurf, a partir das 19h. O local será confirmado na área de competição.