Se nas últimas semanas, em pleno inverno, você percebeu um movimento maior pelas ruas de Balneário Camboriú, não foi apenas impressão. Dados obtidos em primeira mão pelo Sol Diário revelam que a cidade famosa pelo turismo de verão teve, neste ano, um julho histórico. Conforme o Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Balneário Camboriú e região (Sindisol), a rede hoteleira do município registrou ocupação de 52% no mês passado. O número é o melhor dos últimos quatro anos e representa um acréscimo de quase 50% em relação a 2012.

Continua depois da publicidade

O levantamento do Sindisol destaca que vários fatores contribuíram para o resultado positivo. Promoções nos hotéis e nos comércios, eventos, economia regional fortalecida, publicidade dos atrativos litorâneos e o feriadão em São Paulo no começo de julho são alguns dos itens apontados. Mas um dos elementos, que à primeira vista tem pouca relação com o turismo em Santa Catarina, foi o diferencial de 2013: a Jornada Mundial da Juventude, promovida pela Igreja Católica no Rio de Janeiro.

Diretora de hospedagem do Sindicato, Dirce Fistarol comenta que vários grupos de peregrinos do Rio Grande do Sul, do Uruguai e da Argentina passaram pela cidade, muitos deles ficando por aqui durante alguns dias antes de seguir para a capital fluminense.

– O sucesso não vem de um setor só, e sim do trabalho de toda a cadeia turística. Mas acredito que a Jornada tenha sido um dos principais fatores para alcançarmos essa ocupação grande em julho – considera.

Crescimento

Continua depois da publicidade

O comércio também sentiu o aquecimento nas vendas no último mês. A Câmara de Dirigentes Lojistas de Balneário (CDL) ainda não fechou os números de julho, mas já afirma que o setor teve bom acréscimo em relação a junho. Neste caso, o frio foi fundamental para garantir o ótimo desempenho das promoções, principalmente no vestuário. E apesar de agosto ser tradicionalmente mais fraco no varejo do Litoral, a expectativa é de que os primeiros dias de agosto ainda apresentem resultados satisfatórios.

– Ainda temos o Dia dos Pais, e datas festivas sempre ajudam o comércio. Em setembro as vendas ainda são mais baixas, mas as festas de outubro já abrem caminho para a temporada – analisa.

No Sindisol a avaliação é semelhante: os próximos 30 dias devem ser de pouca procura, com crescimento pontual em setembro e melhora significativa a partir de outubro. Aí, chega a pré-temporada de verão e os cerca de 20 mil leitos da rede hoteleira começam a lotar novamente.

O trabalho que Balneário não vê

Tão importante quanto as promoções e os eventos é a divulgação de Santa Catarina nos outros Estados e até países, principalmente do Mercosul. Essa é a visão do Convention & Visitors Bureau de Balneário Camboriú, que ressalta a relevância do trabalho de divulgação, que muitas vezes sequer é visto dentro da própria cidade.

Continua depois da publicidade

– Estamos sempre divulgando a cidade e é um trabalho de formiguinha. Aqui dentro de Balneário a gente fica mais quietinho, mas lá fora está todo mundo trabalhando muito – destaca a presidente da entidade, Margot Rosenbrock Libório.

Sobre os bons números da hotelaria, ela também aponta a união de fatores como fundamental. Proprietária de dois hotéis na cidade, Margot registrou 62% de ocupação em um deles e precisou abrir o outro, que geralmente fica fechado de maio até outubro, para atender a demanda – incluindo os peregrinos da Jornada. A presidente do Convention diz, ainda, que a imagem do Estado está mais forte do que em anos anteriores, atraindo os turistas.

– Sofremos por muitos anos com a questão das enchentes, agora passou um pouco esse momento e as pessoas começam a olhar mais positivamente para a região – argumenta.

Gastronomia

Pela primeira vez realizado no inverno, a quarta edição do Balneário Saboroso foi mais um atrativo para o julho histórico. Apesar de não considerar o evento como fundamental para o resultado de 2013, o Convention acredita que a programação gastronômica está trilhando o caminho para um futuro promissor. Neste ano o número de pratos vendidos superou em 87% a comercialização do festival anterior, organizado em novembro de 2011.

Continua depois da publicidade

– O Balneário Saboroso se mostrou muito viável e superou as expectativas. Agora fomos uma novidade positiva, talvez em 2014 o evento seja o grande motivador do turismo em julho – pondera Margot.