Novas regras foram implementadas em Balneário Camboriú para o uso de patinetes elétricos, bicicletas elétricas, veículos autopropelidos e ciclomotores. A nova lei busca organizar a utilização desses meios de transporte e promover a segurança no trânsito, incentivando a micromobilidade sustentável.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

Nos próximos dias, a Autarquia Municipal de Trânsito, BC Trânsito, iniciará ações educativas para conscientizar os condutores sobre as normas e, posteriormente, dará início à fiscalização, aplicando multas em caso de descumprimento das regras. Os valores arrecadados serão destinados ao Fundo Municipal de Transporte e Mobilidade Urbana, sendo revertidos para projetos de educação no trânsito, campanhas de conscientização e melhorias na infraestrutura urbana.

Segundo o secretário de Segurança, Evaldo Hoffman, “a regulamentação visa promover a segurança no trânsito e a organização no uso do espaço público, incentivando a micromobilidade sustentável em Balneário Camboriú”.

Continua depois da publicidade

Fiscalização e penalidades

Os agentes de trânsito, com o apoio da Guarda Municipal, serão responsáveis por fiscalizar e aplicar penalidades, que podem incluir retenção, remoção e apreensão dos veículos.

Credenciamento de empresas de locação

As empresas que operam serviços de compartilhamento de patinetes elétricos deverão obter credenciamento junto à Prefeitura. A Procuradoria do Município está finalizando uma solução para regulamentar esse processo, incluindo a possibilidade de limitar o uso dos veículos alugados apenas para maiores de idade.

O Procurador Geral do Município, Diego Montibeler, explicou que o credenciamento pode incluir cláusulas específicas nos contratos administrativos, mas destacou que a proibição do uso de patinetes próprios por menores de idade não é possível, pois a competência para tal regulação cabe à União.

O que está permitido e proibido

Ciclomotores

  • Pode: Circular em pistas de rolamento, respeitando o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), e estacionar em áreas destinadas a veículos.
  • Não pode: Trafegar em áreas de pedestres, ciclovias, ciclofaixas, ou vias com velocidade superior a 50 km/h, nem estacionar em calçadas ou ciclovias.

Continua depois da publicidade

Bicicletas elétricas e patinetes elétricos (velocidade limitada a 32 km/h)

  • Pode: Circular em ciclovias, ciclofaixas e acostamentos de vias sem infraestrutura específica, com velocidade máxima de 20 km/h. Condução desmontada é permitida em áreas de pedestres.
  • Não pode: Trafegar em vias com limite superior a 50 km/h ou áreas exclusivas para pedestres. Estacionar em calçadas com largura inferior a 3 metros também é proibido.

A regulamentação, além de organizar o uso desses veículos, reflete o compromisso de Balneário Camboriú em promover um trânsito mais seguro, sustentável e eficiente. Com as novas normas, espera-se uma convivência mais harmoniosa entre os diferentes meios de transporte na cidade.

Leia também

Praias agrestes de Balneário Camboriú são paraísos escondidos na badalada Dubai brasileira

Quanto custa passar um dia na praia mais famosa de SC, em Balneário Camboriú