Balneário Camboriú confirmou nesta quinta-feira (30) o primeiro caso da variante Ômicron da Covid-19 no município. O exame foi feito pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen).
Continua depois da publicidade
Morador de SC volta da pescaria e descobre estar milionário; vídeo mostra a reação
Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
Segundo o município, a paciente tem 22 anos, teve contato com a variante e fez o diagnóstico fora de Balneário Camboriú. Ela apresentou sintomas leves e está em tratamento domiciliar e isolamento social.
Os sintomas mais comuns da Ômicron são cansaço extremo, dores pelo corpo, dor de cabeça e dor de garganta. Pessoas que tiverem sintomas devem procurar atendimento médico no Centro Municipal de Acolhimento e Tratamento da Covid-19, na Rua Angelina, próximo ao Hospital Municipal Ruth Cardoso.
Continua depois da publicidade
Em Santa Catarina, já existem 41 casos confirmados da variante Ômicron do novo coronavírus, a maioria deles em Florianópolis, que confirmou 26 casos somente nesta quinta-feira (30). Também há 152 casos suspeitos da nova cepa que estão em investigação.
Nesta semana, a Diretoria de Vigilância Epidemiológica de SC (Dive) confirmou que o Estado já tem transmissão comunitária da Ômicron – que é quando o contágio ocorre já dentro do território, por pessoas que não tiveram contato com a variante nos locais de origem dela.
Caso de Ômicron ocorre com cidade lotada no Réveillon
A confirmação do primeiro caso de Ômicron na cidade ocorre quando a cidade está lotada de turistas para acompanhar a festa de Réveillon. Nesta semana, a cidade atingiu 97% de ocupação nos hotéis, com expectativa de atingir até 100%. A manutenção do show de fogos e o alargamento da faixa de areia são atrações que aumentaram a ida de turistas até o município.
Mesmo com o alargamento da Praia Central, Balneário Camboriú registrou a presença de milhares de banhistas entre o Natal e o Ano Novo. A disputa que antes era por um pedaço de areia à beira-mar, agora é na água.
Continua depois da publicidade
A expectativa da Secretaria de Turismo é de que passem, em média, mais de 1,5 milhão de pessoas pela cidade na alta temporada. A temporada motivou a montagem de uma estrutura inédita, com um Centro de Controle de Operações na areia da praia, para oferecer serviço de saúde e monitorar a movimentação.
Balneário Camboriú chegou a rejeitar a parada de um navio de cruzeiro que teve casos de Covid-19 confirmados a bordo. A embarcação seguiu viagem para Santos, no Litoral paulista.
Leia também
Fiscalização na praia apreende 58 caixas de som em Balneário Camboriú
Por que Justiça negou liminar para suspender queima de fogos em Balneário Camboriú
Balneário Camboriú proíbe caixas de som de qualquer tamanho em praias e locais públicos