Balneário Camboriú começa a testar equipamento com câmeras de segurança que capturam imagens de faces, que, depois, podem ser comparadas com imagens de rostos já registrados em bancos de dados públicos. Através dessa tecnologia é possível confirmar a identidade de um suspeito captado pelas câmeras, por exemplo.
Continua depois da publicidade
O teste com o sistema usado na Copa do Mundo da Rússia é feito gratuitamente por uma empresa russa e vai durar inicialmente 60 dias. O ponto escolhido foi o cruzamento da 4ª Avenida com Alvin Bauer.
Durante o Notícia na Manhã desta quinta-feira (16), o comandante do Batalhão da PM em Balneário Camboriú, coronel Alexandre Coelho Vieira, conversou com Felipe Reis e declarou que este teste faz parte de um plano integrado de segurança do município com a Polícia Militar e Policia Civil e Instituto Geral de Perícias:
Nesta primeira fase, a Polícia Militar será responsável pelos testes, mas, depois, as câmeras ficarão disponíveis para a Central 153, Central Regional de Emergências e Polícia Civil. No total, serão cerca de 40 equipamentos instalados no município. O objetivo é que todas as policias tenham acesso às imagens. Aprovado o novo sistema em teste, deverá ser aberto um processo de licitação para definir a empresa que vai fornecer o novo sistema de videomonitoramento com reconhecimento facial.
Continua depois da publicidade