Quem pretende trabalhar como ambulante na praia Central de Balneário Camboriú tem até o próximo dia 30 para se inscrever no curso de turismo e qualidade no atendimento, promovido pela secretaria de Turismo. As aulas ocorrem nas noites de 4 e 5 de dezembro e são pré-requisito para explorar a região na próxima temporada.

Continua depois da publicidade

O curso tem como finalidade capacitar os ambulantes para bem atender o turista. Eles terão aulas de história do município, higiene e manipulação de alimentos além de aprenderem sobre direitos do consumidor.

Ambulante na praia Central há 15 anos, Darci de Oliveira, 46 anos, nunca deixou de fazer o curso. Expert no treinamento oferecido pela secretaria, ele tenta se atualizar como pode para melhorar o atendimento.

Além da paciência, outro diferencial do vendedor de cangas e saídas de praia é a tecnologia. Ele é um dos poucos ambulantes que possui máquina para compras nos cartões de débito e crédito.

A opção fez suas vendas aumentarem nas últimas temporadas, já que os clientes não têm mais a desculpa de não ter cédulas para pagar. O curso de dezembro será o último ministrado neste ano e há 240 vagas. De agosto a novembro deste ano 562 pessoas fizeram o curso e já estão aptas a trabalhar na temporada.

Continua depois da publicidade

As inscrições são feitas diretamente na secretaria de Turismo, na Rua 2.950, das 13h30 às 18h. O interessado deve levar CPF, carteira de identidade e informar telefone. As aulas serão no Centro Educacional Municipal Vereador Santa, no centro da cidade, das 19h às 22h30.

O alvará concedido pela prefeitura de Balneário Camboriú é válido de 1º de novembro a 31 de março do ano que vem. Durante o restante do ano não é permitido haver ambulantes na praia Central.

Para a próxima temporada não há mais vagas disponíveis. Os comerciantes que farão o curso de dezembro já estão com pelo menos metades das taxas pagas e, consequentemente uma vaga garantida, faltando apenas o curso para poder trabalhar no local.

São aproximadamente 800 ambulantes de segmentos variados como milho, cangas, bebidas, bijuterias e toalhas. As taxas para concessão da área da praia variam de R$ 800 a R$ 1 mil e se forem pedidas antecipadamente podem ser parceladas em até seis vezes.

Continua depois da publicidade