Na última semana antes do verão, a balneabilidade no litoral de Santa Catarina apresentou uma pequena piora. Relatório divulgado pela Fatma nesta sexta-feira aponta que 77,6% dos pontos analisados estavam próprios para banho na terceira semana de dezembro. Nas duas semanas anteriores, essa taxa havia sido de 79,4%. E a tendência para os últimos dias de 2016, segundo a própria Fatma, é de que mais pontos se tornem impróprios.

Continua depois da publicidade

A justificativa é a mesma dos outras temporadas: com a grande fluxo de turistas e previsão de chuva, o volume de efluentes aumenta, prejudicando os resultados. Segundo o técnico de laboratório Marlon Daniel da Silva, da Fatma, a média de balneabilidade durante o verão é de 70% no litoral catarinense. Ele conta que há uma defasagem no sistema de saneamento e que somente um investimento maciço pode evitar a continuidade do problema.

— Principalmente entre o Natal e o Ano-Novo há uma grande quantidade de esgoto produzida e ocasiona um choque nas estações de tratamento. Tudo isso leva um tempo para se normalizar.

Em relação ao relatório anterior, 11 pontos passaram a ser impróprios e oito locais passaram para próprio. A maior parte dos locais avaliados que melhorou a qualidade está em Florianópolis.

Continua depois da publicidade

A Fatma alerta que metade das placas que apontam as condições das praias é alvo de vândalos e, por isso, disponibilizou duas opções para consulta. Os banhistas podem conferir a qualidade da praia no site da Fundação ou no aplicativo Praias SC, disponível para Android.

Para dizer se um ponto é próprio ou impróprio para banho, a Fatma analisa a presença da bactéria Escherichia Coli, presente em fezes de animais e humanos. São necessárias cinco coletas consecutivas para se obter o resultado. Para esta temporada, as amostras começaram a ser coletadas em 31 de outubro. Quando em 80% das análises a quantidade da bactéria é inferior a 800 por 100 mililitros, o ponto é considerado próprio.

Os pontos analisados são nos municípios de Araranguá, Bal. Arroio do Silva, Bal. Gaivota, Bal. Camboriú, Bal. Da Barra do Sul, Bal. Rincão, Barra Velha, Biguaçú, Bombinhas, Florianópolis, Garopaba, Gov. Celso Ramos, Imbituba, Itajaí, Itapema, Itapoá, Jaguaruna, Joinville, Laguna, Navegantes, Palhoça, Passo de Torres, Penha, Piçarras, Porto Belo, São Francisco do Sul e São José.