Oito baleias fêmeas com filhotes de baleias-francas foram registrados ao longo do Litoral Sul catarinense. Os mamíferos foram avistados no domingo (10) durante o último sobrevoo de monitoramento na Área de Proteção Ambiental (APA) da espécie.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
Sobrevoo mostra Baleias-Francas no litoral de SC
O litoral catarinense é considerado um berçário natural para a espécie. A maior concentração foi identificada no município de Laguna, com 6 baleias distribuídas nas praias do GI, da Cigana e da Galheta. A praia do Siriú, em Garopaba, também teve registro de uma mãe com filhote. A identificação destes mamíferos por meio das calosidades na cabeça, uma espécie de “digital”, permite rastrear os indivíduos ao longo das temporadas.
As buscas pelas baleias-francas iniciaram em Florianópolis e terminaram em Araranguá, no Sul do Estado, tendo como foco toda a APA, que finaliza em Balneário Rincão. A atividade foi uma ação do Programa de Monitoramento das Baleias-francas da SCPAR Porto de Imbituba, executado pelo Grupo Acquaplan, e com a parceria do ProFranca/Instituto Australis.
Além dos sobrevoos, o acompanhamento em pontos fixos nas praias do Porto e Ribanceira complementa o monitoramento. O objetivo dessas atividades é fornecer dados para ações de conservação e para a gestão das atividades humanas no local, como navegação e turismo, garantindo uma migração tranquila para estes animais.
Continua depois da publicidade
De acordo com dados do monitoramento, por três anos consecutivos, os sobrevoos registraram mais de 200 baleias nas águas da região.
Leia também
Baleia-franca grávida escolhe mar de Florianópolis para ter filhote: “Bebê manezinho”
Sobrevoo registra mais de 200 mães e filhotes de baleia-franca entre SC e RS
Imagens encantadoras mostram filhote de baleia semialbino em praia de SC